26 Jan 2016

Reacendamos o dom que recebemos de Deus

Que possamos reacender o dom, a graça e a chama da fé que recebemos em nossa vida

“Por este motivo, exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus, que recebeste pela imposição das minhas mãos” (2Tm 1, 6).

Celebramos os apóstolos São Timóteo e São Tito, dois discípulos de São Paulo, grandes colaboradores da missão que este apóstolo teve na edificação da Palavra de Deus nas primeiras comunidades cristãs.

O que ouvimos, hoje, na Segunda Carta que São Paulo dirigiu a Timóteo, é a exortação para que este pudesse reacender e reavivar a chama do dom de Deus que recebeu, para que não permitisse que essa chama se apagasse.

São Paulo recorda a Timóteo a fé sincera que sempre teve, sobretudo a fé que recebeu de sua avó Lóide e sua mãe Eunice. É como se fizesse uma releitura, uma retomada da história de salvação deste homem escolhido por Deus, que é Timóteo.

Sabe, meus irmãos, a fé é reativada, iluminada quando fazemos memória; e isso não significa simplesmente recordar, relembrar. É atualizar, fazer presente, é não deixar que algo que recebemos no passado fique simplesmente no passado.

Não se esqueça de que a chama de Deus, que foi acesa em nosso coração no dia do nosso batismo, não foi somente para aquele momento, mas para que iluminasse toda a nossa vida até a eternidade. Não podemos deixar que essa chama se apague, que fique ofuscada e esquecida. Precisamos reavivá-la, reacendê-la, pegarmos o entusiasmo do primeiro amor e deixar que Ele mova os nossos corações!

Quantos de nós começamos no seguimento de Jesus Cristo com entusiasmo, com gama, com uma vontade única de mudar de vida e nos encontramos tantas vezes desanimados, cansados, sem perspectiva, sem luz. Não renegamos a fé, mas também não assumimos para valer; não deixamos o caminho, mas não caminhamos com firmeza na direção.

É claro que amadurecemos e não precisamos viver as imaturidades daquela época, mas não podemos deixar que tanta maturidade nos torne pessoas racionais, frívolas e frias na vivência da fé.

Que hoje possamos reacender o dom, a graça e a chama da fé que recebemos um dia em nossa vida!

Deus abençoe você!

repensando-a-vida

Adquira este livro de padre Roger Araújo

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.