03 jul 2013

Que sua fé ilumine sua razão

Não faça da razão a motivação maior da sua fé. Muito pelo contrário, permita que ela ilumine a sua razão, permita que a fé em Deus ilumine o seu raciocínio.

Hoje, celebramos o apóstolo São Tomé. Foi ele quem, após a Ressurreição, estando os discípulos reunidos, disse: “Se eu não vir as marcas dos pregos em Suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no Seu lado, não acreditarei”.

São Tomé é o apóstolo de todos aqueles que são incrédulos. Quem de nós não tem incredulidades na vida? Aliás, no caminho espiritual, no caminho da vida com Deus e em Deus, a grande dificuldade do nosso relacionamento com o Senhor são as nossas incredulidades.

Nós até acreditamos em Deus – quem de nós não acredita n’Ele? Até aqueles que não O conhecem, não tem uma experiência mais viva do Seu amor, de uma forma ou de outra crê em Deus. No entanto, crer n’Ele não é o suficiente, é preciso ter fé e saber o que o Senhor é capaz de fazer.

Tomé teve dúvidas, pois não havia tocado o Mestre. Ele queria uma prova, acima de tudo, até material. Isso é próprio do racionalismo moderno; querer que tudo seja passado por via da matéria, que tudo seja provado de forma racional.

Digo a você, meu irmão, não elimine a sua razão nem deixe de viver com ela. Mas não faça da razão a motivação maior da sua fé. Muito pelo contrário, permita que ela ilumine a sua razão, permita que a fé em Deus ilumine o seu raciocínio. Dê serenidade àquilo que você crê na vida. A fé também precisa da razão para não ser ingênua, vivida de qualquer jeito; creia que o poder de Deus em nossa vida é maior do que qualquer dos nossos raciocínios.

Creia que esse Deus é poderoso e pode fazer muito por nós.

Então, Tomé, viu e passou a crer, mas é muito mais feliz aquele que não vê e crê. Não vendo nem tocando, diretamente, concretamente em Deus, nós estamos vivenciando e saboreando a presença d’Ele em nossa vida.

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo – Comunidade Canção Nova

:: Ouça esta reflexão no Canal Pod Homilia


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

https://www.facebook.com/pe.rogeraraujo/?fref=ts

Comentários