19 Sep 2015

Que importância você tem dado à Palavra de Deus?

É importante dar atenção à Palavra de Deus, a atenção que ela merece, ela precisa ser acolhida como Palavra de Deus.

E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança” (Lucas 8, 15).

A linda parábola do semeador, explicada por Jesus no Evangelho de hoje, merece sempre a nossa consideração, a nossa apreciação e atenção devidas. Primeiro, porque a parábola do semeador é, na verdade, a ‘parábola do coração’. Ela [a parábola] está contando como é o coração de cada ser humano; o meu coração, o seu coração, o coração de cada um de nós.

Sabemos que o nosso coração é, na verdade, um terreno que cai tudo, cabe tudo, entra tudo em nosso coração. Quantas coisas jogam, quantas coisas semeiam, quantas coisas vamos deixando crescer em nosso coração. Aqui tem repolho, alface, tem frutos de todas as espécies e maneiras.

Existe uma semente que é jogada em nosso coração desde que somos crianças, muito antes de nosso batizado, quando estávamos no ventre de nossa mãe. Ela [nossa mãe] já escutava a Palavra de Deus e esta caía aqui [no nosso coração]. É que, às vezes, vieram outras coisas, outras forças, outras árvores, outras sementes e sufocaram a Palavra de Deus.

Nós vivemos rodeados pela semente da Palavra de Deus. Apenas é importante dar atenção à Palavra de Deus, a atenção que ela merece, ela precisa ser acolhida como Palavra de Deus. Não é uma palavra qualquer, vem diretamente do coração de Deus!

Ela não pode ser comparada a abrolhos, ervas daninhas e, muitas vezes, as ervas daninhas estão crescendo em nossa vida, sufocando, maltratando e aniquilando a Palavra de Deus em nós.

Por isso, a primeira coisa: constância em ouvir a Palavra de Deus, em deixar que ela cresça em nosso coração e produza frutos. E, prestar atenção naquilo que destrói essa Palavra em nós: a distração, a falta de atenção, os prazeres da vida, do mundo e, sobretudo, deixarmo-nos levar pelos problemas e dificuldades. Precisamos deixar que essa Palavra caia em nosso coração e comece a produzir frutos, não importa a quantidade, se serão dez, trinta, cem por um.

Tem um fruto que não pode faltar: a constância, a perseverança. Persevere na leitura da Palavra de Deus, persevere nos propósitos que você já fez com Deus. Por isso, o mais importante não é fazer muitos propósitos ou muitas coisas, mas o pouco que fizer, faça bem feito. Persevere, pois quem perseverar até o fim será salvo!

Não basta ser de Deus, é preciso perseverar nos caminhos do Senhor. E se cultivamos bem a semente da Sua Palavra em nosso coração; cultivamos, cuidamos, tratamos e permitimos ela crescer, vamos colher os frutos para a eternidade!

Deus abençoe você!


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

https://www.facebook.com/pe.rogeraraujo/?fref=ts

Dezembro

31%

Confira a revista deste mês
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.