08 Dec 2013

Que a Imaculada Conceição de Maria brilhe sobre nós!

Peçamos a Virgem Maria que nos mostre o caminho. Peçamos que a sua Imaculada Conceição brilhe sobre nós para nos ajudar a combater o pecado em nossa vida.

“O anjo entrou onde Maria estava e disse: ‘Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!’” (Lc 1,28). 

 

Nós, hoje, celebramos a pedra preciosa do coração de Deus, a pedra e a pérola preciosa na qual Deus enalteceu o Seu Reino, na qual o Reino de Deus se manifestou entre nós. 

É óbvio que Jesus é o Nosso Salvador. Somente Ele é o nosso Redentor, Aquele que nos salva. Mas Jesus quis ser precedido por uma “aurora luminosa”, que veio preparar e aguardar Sua vinda. Essa aurora luminosa é a Imaculada Conceição da Bem-aventurada  – a sempre Virgem – Maria. 

O que hoje nós celebramos em festa, meus irmãos, é a forma como a Santíssima Virgem Maria, a Mãe de Jesus, foi concebida, como ela foi pensada por Deus. Uma vez que nos perdemos, nós nos tornamos os “degradados filhos de Eva”, porque Eva foi a primeira mulher criada sem pecado. Deus quis uma nova humanidade, uma nova criação e pensou no “novo Adão” e também na “nova Eva” [quando Adão e Eva desobeceram a Ele e pecaram]. 

Se o Senhor Jesus é o “novo Adão”, se Ele, sim, veio para ser o Homem por excelência, para salvar a humanidade do pecado, Ele quis ter uma Mãe santa, desde o momento de sua concepção. A “nova Eva”, que nós celebramos na Igreja hoje é Maria. Ela foi pensada por Deus e concebida por Ele sem pecado  – já no ventre de sua mãe  – por privilégio, por graça, por escolha do próprio Deus. 

Por que a Virgem Maria é Imaculada? Por que ela foi concebida sem pecado? Por uma simples questão: primeiro, porque Deus quis. Foi Ele quem quis em vista dos méritos do Seu Filho, Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, Ele quis que a Sua Mãe fosse guardada, preservada. Um privilégio que Deus concedeu a ela. 

Mas, sabe, cada um de nós recebeu privilégios de Deus. E quanto maior é o privilégio, maior é a graça, e maior também é a responsabilidade. 

Nós, hoje, exaltamos Nossa Senhora, não só porque ela foi concebida sem pecado, mas porque ela conservou a graça, porque ela foi fiel a essa graça e viveu uma vida de acordo com a vontade do Senhor. 

Nós, pobres pecadores, miseráveis homens, muitas vezes, sucumbimos a nossas faltas, pecados e fazemos até crescer o pecado em nós. Olhemos, hoje, para a Santíssima Virgem Maria, a Imaculada, a sem pecado. Recorramos à sua proteção de Mãe. Peçamos a ela que nos mostre o caminho, a direção. Peçamos que a sua Imaculada Conceição brilhe sobre nós para nos ajudar a combater o pecado em nossa vida. 

Deus abençoe você!

 


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

https://www.facebook.com/pe.rogeraraujo/?fref=ts

Dezembro

43%

Confira a revista deste mês
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.