16 dez 2014

Prepare o seu coração para as boas surpresas de Deus

Que o nosso coração se prepare para as boas surpresas de Deus e que não sejamos surpreendidos por nada de negativo devido à nossa falta de atenção, de vigilância e de seriedade para com as coisas de Deus neste tempo do Advento.

“Em verdade vos digo, que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus” (Mateus 21, 31).

A Palavra de Deus nos apresentada hoje é um convite para revermos a nossa postura e os conceitos sobre nós mesmos, as pessoas, o mundo e a sociedade em que vivemos. Nós, muitas vezes, criamos estereótipos e catalogamos as pessoas. E diversas vezes, tomados pelo sentimento de orgulho (“o orgulho cristão”), nos sentimos salvos, eleitos, melhores do que os outros e já até desqualificamos e condenamos pessoas, já as tiramos do caminho de Deus.

Quando leio o Evangelho, cada vez, me surpreendo mais com ele e acredito que o Reino de Deus é o “Reino das surpresas”, e sabemos existem as “surpresas” nos dois sentidos: existem as boas surpresas e existem aquelas que nos arrasam por dentro e por fora.

Nós queremos ser sempre bem surpreendidos na vida, mas nem sempre o somos! Tantas vezes as surpresas negativas batem à nossa porta. A Palavra de Deus nos mostra que, no Reino definitivo de Deus, muitas surpresas estarão preparadas para nós e que existe uma boa surpresa, que está escondida no coração de Deus, bem no cantinho do Seu coração. E como se diz: “surpresa é surpresa!” Primeiro, ninguém sabe o dia nem a hora do nosso encontro pessoal com Ele. Uma boa surpresa para alguns pode ser uma má surpresa; mas o melhor é aquilo que nos espera, é aquilo que Deus preparou para nós!

Muitas fantasias já foram criadas a respeito, já tentaram pintar, desenhar e criar elementos de como será o céu, mas tudo não passa de fantasia! O que Deus tem preparado para nós é tudo de bom e de melhor, mas a nossa capacidade não é capaz de compreender isso.

Nós temos que nos cuidar, temos que estar muito atentos para não ser surpreendidos, porque a festa, que está sendo preparada para nós por Deus, pode ser tomada de nós e dada a outros; dada àqueles a quem nós desqualificamos, a quem nós renegamos, a quem nós não demos nada por eles, pode ser que a festa seja para eles e nós fiquemos de fora!

Quando Jesus nos diz que as prostitutas e os publicanos vão nos preceder no Reino dos Céus essa é uma advertência, porque nós, muitas vezes, conhecemos Deus, Suas palavras e Seus mandamentos; somos agraciados pela Sua graça, que nos acompanha nesta vida, e não damos o devido valor, a devida consideração nem a devida seriedade que o Reino de Deus merece. Muitas vezes, pessoas que mal conhecem o Senhor vivem mais a verdade, o amor, a justiça e a bondade do que nós que nos vangloriamos de conhecê-Lo.

Meus irmãos, que, neste tempo do Advento, o nosso coração se prepare para as boas surpresas de Deus e que não sejamos surpreendidos por nada de negativo devido à nossa falta de atenção, de vigilância e de seriedade para com as coisas de Deus. Ele tem o melhor para nós, só precisamos levar a sério as palavras d’Ele!

Deus abençoe você!


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

https://www.facebook.com/pe.rogeraraujo/?fref=ts

Comentários

Outubro

53%

Confira a revista deste mês
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.


  • Comentários