28 jul 2013

Precisamos ser insistentes na nossa oração

Precisamos ser muito insistentes na nossa oração. A oração com fé alcança tudo do coração de Deus.

A Palavra de Deus neste Domingo, Dia do Senhor, nos ensina o caminho da oração, a oração transformadora. A oração que alcança do coração de Deus aquilo que necessitamos.

O primeiro modelo é o de Abraão (Primeira Leitura). Aquele que intercede por Sodoma e Gomorra para que não sejam exterminadas. A intercessão de Abraão por cem, cinquenta, vinte justos (aqui não importa o número), mas essa intimidade de Abraão com Deus pela via da oração o faz capaz de interceder por aquele povo.

Hoje, Jesus no Evangelho nos mostra o modelo da oração a partir do Pai Nosso. E nos mostra o quanto a oração insistente, perseverante e, sobretudo, a oração com fé alcança tudo do coração de Deus.

Deixe-me aprofundar com você um ponto muito importante: nós precisamos ser muito insistentes na nossa oração.

A nossa oração não pode ser aquela oração que “eu fiz uma vez mas não consegui…” Não! Nós devemos ser chatos com Deus. E “chatos” quer dizer insistentes. Devemos realmente estar aos pés do Senhor buscando aquilo que nosso coração precisa.

O exemplo que Jesus nos dá: quem é aquele filho que pede ao seu pai que lhe dê pão, e o pai lhe dá pedra… Imagine! Se nós que somos maus, sabemos dar coisas boas aos outros, até porque nos pedem ou porque, às vezes, queremos nos ver livres daquela pessoa, imagina, então, o coração do nosso Pai que está no Céu! Jesus nos diz mais ainda: “quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!” (cf. Lc 11,13).

Nós deveríamos ser mais insistentes no pedido, na súplica para que o Espírito de Deus faça morada em nós, para que Ele conduza e guie os nossos passos. Como nós precisamos do Espírito Santo! Como necessitamos que Ele esteja dentro de nós!

Que o Espírito Santo seja, realmente, Aquele que nos cura, liberta e restaura. Mas para que o Paráclito seja o nosso companheiro e faça sua morada em nós, tenha uma força transformadora em nossa vida, precisamos saber pedir e pedir com insistência. Sem jamais desistir ou desanimar.

Você verá sua vida, a cada dia, ser transformada quando você se abre à força transformadora da oração.

Que Deus abençoe você.

:: Ouça esta reflexão no Canal Pod Homilia

Comentários