09 out 2015

Permita que a graça de Deus preencha o seu coração

Precisamos limpar, lavar, purificar, mas também preencher o nosso coração. Não podemos deixar o nosso coração vazio, sem colocar nada no lugar das coisas negativas que um dia fizeram parte dele

“No fim, esse homem fica em condição pior do que antes.” (Lucas 11, 26)

A Palavra de Deus, que vem ao nosso encontro no dia de hoje, coloca-nos diante de duas temáticas importantes. A primeira delas é que todo reino que se divide contra si mesmo, se autodestrói; toda casa que se divide, se destrói.

Tudo aquilo que é dividido não subsiste. Vivemos num mundo, numa sociedade, onde as divisões estão presente em todas as esferas.

‘Divisão’ é diferente de ‘diversidade’. A sociedade comporta a diversidade de pensamentos, de sentimentos, de opiniões, muitas delas diversas e controversas entre si. O que não dá para suportar é a divisão por causa do diferente.

Nós iremos destruir nossa pátria, nosso país, o mundo em que vivemos, se insistirmos em ficarmos divididos, separados e atacarmos uns aos outros. Nós iremos, cada vez mais, destruir os valores existenciais e fundamentais de um país, de uma cidade ou seja lá do que for.

Existem pessoas que parecem que carregam pólvora nas mãos, por onde andam lançam essa pólvora para semear a divisão, a controvérsia e, simplesmente, colocar as pessoas umas contra as outras.

No Reino de Deus isso acontece nos grupos de oração, nas comunidades, em nossas paróquias, onde quer que estejamos. Não tenha medo de divergir, de pensar diferente, de apresentar um contraponto, mas, por favor, não seja a causa de divisão, de destruição onde você se encontra. Saiba unir, saiba viver e conviver com o diferente, com quem pensa de modo adverso, mas não seja o semeador da divisão.

Do outro lado, a Palavra de Deus também aponta-nos uma situação dramática para a nossa vida. Sabemos que Deus nos purifica, nos renova, sabemos que quando Ele age em nossa vida, tira de nós os espíritos malignos, as coisas ruins que, muitas vezes, estão nos atormentando.

É importante não nos esquecermos que não basta tirar, não basta limpar, purificar, se não colocamos nada no lugar. Não adianta nada limpar um terreno, tirar todo o lixo, tirar dali tudo que não presta, se você não cuida e não coloca outra coisa naquele terreno, logo vai surgir mato e outras coisas; porque você limpou, mas não cuidou.

Em nosso coração também é assim, precisamos limpar, lavar, purificar, mas também preencher. Não podemos deixar o nosso coração vazio, sem colocar nada no lugar das coisas negativas que um dia fizeram parte dele.

Por isso, precisamos dia a dia encher-nos da graça de Deus, da Palavra de Deus, preencher-nos da presença do Senhor, porque onde Ele está o espírito maligno não pode habitar.

Permitamos que a graça de Deus nos encha com os dons do Alto!

Deus abençoe você!

Comentários