27 Apr 2016

Permaneçamos nos caminhos do Senhor

Se queremos produzir frutos e desejamos que nossa fé seja frutuosa, precisamos permanecer na videira, unidos a Cristo

Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira” (João 15, 4).

O segredo da fé cristã é permanecermos em Jesus, permanecermos ligados, firmes e unidos a Ele, sem jamais desviarmos d’Ele nosso olhar. Podemos nos seduzir por muitas coisas que esse mundo nos apresenta; podemos nos deixar guiar por nossas aflições, dificuldades, problemas e situações da vida. Muitas vezes, olhamos mais para os nossos problemas do que para o Senhor de nossa fé. A partir daí, perdemo-nos, desviamo-nos, andamos na rota, na direção errada da vida.

Se queremos produzir frutos e desejamos que nossa fé seja frutuosa, precisamos permanecer na videira, unidos a Cristo!

Não se afaste do caminho da fé, dos caminhos do Senhor. Não se afaste, sobretudo, por causa das decepções e dificuldades que todos nós enfrentamos ao longo dessa caminhada.

É a desculpa mais “esfarrapada” quando as pessoas dizem que se afastaram da igreja, porque estavam decepcionadas com as pessoas (os sacerdotes, os líderes da comunidade…), porque ninguém as compreendeu, amou-as. É verdade que a comunidade é o lugar do acolhimento, porém o que nos faz permanecer neste ou naquele lugar não são as pessoas limitadas como nós, mas sim o Cristo que nos convidou, levou-nos e amou, de quem nos tornamos servidores.

Às vezes, precisamos refletir com mais seriedade: Eu estou mesmo unido a Cristo? É a Ele a quem sirvo e procuro? Quais são de fato as minhas motivações para servir a comunidade, o Evangelho, de me dizer cristão e proclamar a Palavra de Deus?

É claro que podem ter arranjos, faz bem ter uma comunidade que nos ajuda, mas ninguém vai perseverar até o fim no seguimento do Senhor se a motivação não for Cristo Jesus, acima de todas as coisas. Se a nossa união não for com Ele, se não nos tornarmos Seus discípulos, tenhamos a certeza de que mais cedo ou mais tarde nos perderemos pelo caminho, porque o ramo só é frutuoso se alimentado pela seiva, só irá realmente produzir frutos e tornar-se vigoroso na medida em que se alimentar daquele a quem permanece unido.

Irmãos e irmãs, alimentemo-nos de Cristo e de Suas Palavras, de Seus ensinamentos, pensamentos e de Sua vida. Está é a única maneira de produzirmos frutos! Senão, vamos ficar cuidando apenas de coisas triviais; vamos ficar na igreja, na casa do Senhor, cuidando de problemas, disso e daquilo. É importante, mas, sem nos perdermos do essencial.

Que nossa união com Cristo conduza todos os nossos passos!

Deus abençoe você!

repensando-a-vida

Adquira em nossa Loja Virtual o livro do padre Roger

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.