28 abr 2015

O testemunho dos seguidores de Cristo pode mudar o mundo

O testemunho dos seguidores de Cristo pode mudar o mundo! Que nenhum contratestemunho e nenhuma perseguição tirem do nosso coração o amor a Cristo Jesus!

“Em Antioquia os discípulos foram, pela primeira vez, chamados com o nome de cristãos” (At 11, 26).

A Palavra de Deus hoje, por intermédio dos Atos dos Apóstolos, nos ajuda a meditar e a acompanhar a ação evangélica e evangelizadora do apóstolo Paulo. E hoje olha mais de perto ainda a junção de Paulo e Barnabé, aquele que será um dos seus companheiros nesta missão apostólica de levar o Evangelho a todos os cantos da Terra. Por isso Barnabé foi primeiro enviado a Antioquia, um dos centros do mundo naquela época.

Quando Barnabé chegou a Antioquia, ele pregou com ousadia, com muita firmeza e autoridade a Palavra de Deus. Todos ficaram muito alegres e felizes com a pregação de dele, porque primeiro ele animava a todos; os animava para que permanecessem fiéis, para que não se entregassem ao desânimo e não se cansassem de ser seguidores e servidores do Cristo Jesus.

Depois de sair dali, Barnabé foi se encontrar com Paulo em Tarso; e os dois foram juntos para a Antioquia e ali trabalharam firmes por um ano inteiro naquela igreja, dando testemunho da fidelidade e do amor a Jesus Cristo, da alegria no serviço de quanto era bom ser discípulo e seguidor de Jesus Cristo. E assim vem uma grande graça, porque os outros começam a perceber o testemunho de vida deles [Paulo, Barnabé e cristãos], a coerência de vida, a alegria que eles têm, a disponibilidade, a intrepidez e a ousadia deles de anunciar o Evangelho. Então pela primeira vez, os discípulos de Jesus são chamados de “cristãos”, ou seja, são seguidores de Cristo, levam em si a marca de Cristo Jesus.

Ser cristão não é apenas um título; ser cristão é uma realidade, é a missão maior que todos nós recebemos, a qual o batismo nos conferiu! O que mais falta no mundo hoje é que as pessoas reconheçam onde estão os cristãos; não os cristãos por número, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), por pesquisa, mas onde está o testemunho de vida daqueles que seguem Cristo Jesus, onde está a diferença que faz alguém que se torna discípulo de Jesus.

Por isso a Palavra de Deus quer nos exortar à perseverança e à santidade de vida, mas sobretudo a não termos medo de testemunhar que somos seguidores de Jesus Cristo, que somos Seus discípulos, que a nossa vida é sinônimo da paixão e do amor que temos ao Evangelho e ao seguimento de Cristo Jesus.

Que nenhum desânimo, que nenhum contratestemunho e que nenhuma perseguição tirem do nosso coração o nosso amor a Cristo Jesus!

Que se multiplique não somente o número de cristãos pelo mundo, mas que se multiplique o número daqueles que são verdadeiramente apaixonados por Jesus, que são capazes de dar a vida por Ele, que são capazes de testemunhar que Jesus dá sentido e valor à nossa vida!

Deus abençoe você!


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

https://www.facebook.com/pe.rogeraraujo/?fref=ts

Comentários