21 Sep 2013

O Senhor tem compaixão e misericórdia de nós

O Senhor tem compaixão e misericórdia de nós. Ele quer que tenhamos a mesma compaixão e misericórdia por aqueles que estão afastados do caminho do Pai.

Jesus disse: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes” (Mt 9,12).

Nós celebramos, hoje, o apóstolo São Mateus, autor do maior Evangelho em capítulos que nós temos: o Evangelho de Mateus. Ele era um cobrador de impostos, mas, um dia, ouviu o chamado do Mestre: “Segue-me!”. O pecador levantou-se e, imediatamente, seguiu Jesus.

Você sabe que, assim como as prostitutas, os cobradores de impostos eram muito mal vistos pelas pessoas em geral. Afinal de contas, eram grandes ladrões, na opinião do povo, por aquilo que eles faziam; os impostos eram muito altos e, muitas vezes, eram cobrados sobrecargas sobre eles. Então, as pessoas tinham uma verdadeira ojeriza pelos cobradores, porque eles eram colaboradores num sistema injusto.

Foi Mateus que, tantas vezes, praticou esse mal, estava ali, coletando impostos, quando o Mestre o chamou.

Os fariseus, mais uma vez, ficaram indignados e questionaram: “Como o Mestre Jesus come com cobradores de impostos e pecadores?”. Jesus, conhecendo o coração deles, disse: “É para os pecadores que eu vim, porque são os doentes que precisam de médicos!”.

Meus irmãos, muitas vezes nós não encontramos Jesus dentro de nós, cuidando de nós, porque a nossa atitude é a mesma dos fariseus, daqueles que se sentem justificados e não se comportam como necessitados da Misericórdia Divina.

Todos nós somos pobres pecadores, e se estamos de pé, é por graça de Deus; não temos por que nos vangloriar disso. Mais ainda, não temos por que condenar ninguém nem nos acharmos melhores do que os outros.

O Senhor tem compaixão e misericórdia de nós. Ele quer que tenhamos a mesma compaixão e misericórdia por aqueles que estão afastados do caminho do Pai. A todos nós que temos muitos ou poucos pecados, foi para nós que o Senhor veio.

Que, na Festa do apóstolo São Mateus, experimentemos a misericórdia do Senhor de uma forma profunda para conosco.

Deus abençoe você!

:: Ouça esta reflexão no Canal Pod Homilia

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.