02 out 2013

O Senhor colocou um anjo para guardar o nosso caminho

O Senhor colocou um anjo para guardar o nosso caminho. Anjo é um presente de Deus para cada um de nós. 

“Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus”  (Mt 18,10).

Hoje, celebramos o Dia dos Santos Anjos da Guarda. Que graça, que maravilha, que bênção termos um anjo da guarda, que guarda nossos caminhos, protege-nos ao longo da vida e ao longo da estrada que caminhamos neste mundo.

Vamos entender essa realidade maravilhosa da presença angelical em nossa vida. Anjos são criaturas divinas, são puro espírito, embora a nossa fantasia de criança nos faça imaginar que um anjo é um ser branco com duas asinhas e com uma auréola na cabeça. Não, anjo é mais do que isso!

Ele não tem forma corpórea, carne e ossos como nós. Anjo é um ser puro, não se contaminou com o pecado nem se misturou com a nossa materialidade; é um ser puramente espiritual.

A palavra “anjo” quer dizer “mensageiro”, aquele que é enviado em nome de Deus, por isso, existem diversos anjos. Existem diversas hierarquias angelicais. Os arcanjos, os anjos, as dominações, as virtudes, as potestades, todos os anjos estão a serviço de Deus.

O Senhor colocou um anjo para guardar o nosso caminho. Você deve pensar: “Onde é que está esse anjo que eu não vejo?”. Anjo não se vê, não se sente, mas ele existe. Anjo é um presente de Deus Pai para cada um de nós. Eles são a manifestação da bondade divina na criação de cada um de nós.

Primeira coisa: nós devemos respeitar esse nosso companheiro, porque eles estão no meio de nós. Os anjos nos acompanham, nós não os vemos, mas ali estão. Devemos nos consagrar, a cada dia, ao nosso anjo da guarda, pedir a sua proteção, o seu auxílio e, é claro, colaborar com eles, sendo obedientes à vontade de Deus pelos caminhos difíceis e tortuosos.

Peçamos que esses anjos nos ajudem, tanto o nosso anjo da guarda como todos os outros que estão em nossos caminhos.

Se nós levássemos mais a sério nosso anjo da guarda, ele poderia cuidar melhor de nós. Digamos então: “Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarde, me governe, me ilumine. Amém”.

Deus abençoe você!

:: Ouça esta reflexão no Canal Pod Homilia

Comentários