24 ago 2013

O que significa ter um coração puro e autêntico?

É verdade que ser autêntico não significa dizer tudo aquilo que vem à nossa mente, ao nosso coração. Ser autêntico é conhecer a verdade que eu não tenho.

Celebramos, neste dia, a festa do apóstolo São Bartolomeu. A leitura de hoje, no Livro do Apocalipse, diz a nós: “A muralha da cidade tinha doze alicerces e sobre eles estavam escritos os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro” (cf. Ap 21,14).

São aqueles doze chamados pelo Senhor para estarem mais próximos, mais íntimos d’Ele, para conhecerem a Sua doutrina, a Sua vida evangélica e poderem transmiti-la aos outros – Este é o grande apostolado.

A vida de cada um desses apóstolos representa cada um de nós, porque cada apóstolo tinha uma característica própria, uma diferença, uma miséria em seu coração, mas o Senhor chamou cada um deles para lhes confiar uma missão.

O apóstolo Bartolomeu ou Natanael, aquele que nós contemplamos no Evangelho de hoje, disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe lhe respondeu: “Venha ver!”. Jesus viu que Natanael vinha em Sua direção e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”.

Jesus viu a sinceridade do coração de Natanael, viu o quanto ele se aproximou do Senhor de coração sincero, sem segundas intenções, falando a verdade que estava no seu íntimo. Natanael soube que Jesus vinha de Nazaré, de uma cidade pequena, desprezível, da qual nunca havia vindo um profeta ou qualquer coisa de grande expressão, por isso não teve receio de perguntar se algo de bom pudesse vir daquela cidade. Por essa razão, o Senhor elogiou a sinceridade de Natanael, reconheceu que ali havia um coração puro e autêntico.

Autenticidade é uma virtude evangélica. É verdade que ser autêntico não significa dizer tudo aquilo que vem à nossa mente, ao nosso coração. Autenticidade é não se esconder, é saber dizer, no momento certo e na hora certa, o que pensamos, como vemos as coisas, é questionar quando não entendemos. Ser autêntico é conhecer a verdade que eu não tenho.

Os humildes têm a autenticidade de um coração no qual o Senhor habita.

Deus abençoe você!

:: Ouça esta reflexão no Canal Pod Homilia


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

https://www.facebook.com/pe.rogeraraujo/?fref=ts

Comentários