02 Jun 2017

O Mestre cura as feridas do nosso coração

O remédio do coração de Deus é o amor que cura, é o perdão que renova, a chance nova que Deus nos dá

“Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo” (João 21,17).

Após Sua Ressurreição, Jesus se encontra com Seus discípulos. Eles estão todos feridos, machucados, decepcionados com si mesmo, porque abandonaram o Mestre, não foram fiéis até o fim. Eles estavam com aquele sentimento de culpa e um vazio na alma.

Qual é a missão do Mestre? Reconstruir e curar os corações feridos. O coração de cada um de nós passa por traumas e decepções. Carregamos, dentro do nosso coração, sentimentos de culpa, não fazemos o que deveríamos fazer, falhamos nisso e naquilo. Deus, no entanto, não nos quer feridos pelo orgulho da altivez, de nos sentirmos sempre certos, muito menos prostrados com o sentimento de culpa, derrota e fracasso.

O Mestre vem ao nosso encontro para curar as feridas da nossa alma e do nosso coração. Ele tem o remédio, que é o Seu amor, a Sua bondade e afetividade profunda, que vem do coração do Pai e cura nossas feridas.

Pedro talvez fosse o mais ferido de todos, afinal de contas, ele disse tantas vezes que daria sua vida pelo Senhor, mas O negou três vezes. Jesus, no entanto, não veio jogar na cara de Pedro, não veio cobrar dele, Ele não fez como nós costumamos fazer – porque gostamos muito de jogar na cara das pessoas e dizer: “Você prometeu uma coisa e fez outra”. Esse remédio é mundano, não é o remédio do coração de Deus.

O remédio do coração do Senhor é o amor que cura, é o perdão que renova, a chance nova que Deus nos dá! Quando Jesus perguntou a Pedro, três vezes, se ele O amava, deu ao discípulo a oportunidade de largar aquele coração ferido que três vezes O negou, para três vezes reafirmar o seu amor.

Pedro não só disse: “Senhor, eu te amo”, mas foi Jesus quem disse a Pedro: “Apascenta as minhas ovelhas, os meus cordeiros”. Pedro respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. E quando Pedro prostra com a cabeça, olhando para baixo, triste, é claro que vem no seu coração as cenas das vezes em que negou Jesus. É Jesus quem levanta a sua cabeça e diz: “Pedro, apascenta os meus cordeiros!”.

É Jesus quem está reafirmando todo o amor que Ele tem por Pedro, mesmo este tendo suas fraquezas, seus erros e suas falhas. Se mil vezes eu cair, mil e uma vezes preciso dizer: “Jesus, eu te amo”, mil e uma vezes preciso estar de pé proclamando o meu amor por Ele.

Que o meu amor por Deus seja manifesto mais vezes e sempre acima das minhas fraquezas, dos meus pecados e das minhas dificuldades. O Senhor não leva em conta os nossos pecados, Ele leva em conta quando nos levantamos e reafirmamos o Seu amor único.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.