29 Apr 2017

O medo nos faz perder a direção da vida

O medo só nos faz ser cada vez mais vencidos e assim perdemos a direção e o norte da vida

“Mas Jesus disse: ‘Sou eu. Não tenhais medo’” (João 6, 20).

Os discípulos desceram ao mar e foram em direção a Cafarnaum. E o que encontraram no mar? Encontraram Jesus. Primeiro, veio um vento muito forte, o mar estava agitado, soprando na direção deles e Jesus estava com eles. Mas tiveram medo de Jesus, ficaram apavorados.

Eu poderia dizer tantas coisas desse Evangelho de hoje, rico, lindo e maravilhoso, sobre o medo, porque temos receio de muitas coisas. Temos medo do mar que se agita, das coisas que se agitam ao nosso lado, porque gostamos das coisas simplesmente paradas e estáticas. Quando qualquer coisa se move, mexe-se, é diferente do que estamos acostumados, ficamos preocupados, com medo.

A vida, no entanto, não é estática, ela se mexe, agita-se, e precisamos aprender a lidar com as mudanças, com as agitações, com os ventos contrários e as turbulências. Não de forma turbulenta, agitada, nervosa ou simplesmente medrosa, mas temos de aprender com a serenidade de Jesus. É sendo sereno diante de tantas mudanças que temos de enfrentar na vida, que teremos sabedoria e paz interior para saber lidar com todas essas realidades! Não vale a pena deixar o coração se agitar, porque, senão, seremos pessoas confusas, teremos medo de Deus e O confundiremos com fantasmas.

O problema não é o que estamos vivendo, o problema é o que está dentro de nós. O problema é o medo que aprisiona, que toma conta de nós e comanda as nossas emoções, os nossos afetos e sentimentos.

Jesus é aquele que nos acalma e diz: “Não dê voz ao medo, não dê a direção da sua vida a ele, não deixe que comande seus pensamentos, sentimentos e ações”. Não permitamos que o medo tome conta da nossa vida, por maior que sejam as tribulações e as situações desesperadoras e perigosas da vida.

O medo só nos faz ser cada vez mais vencidos, e assim perdemos a direção e o norte da vida. Deus poderá fazer muito mais em nós, por nós e conosco quando não deixarmos o medo tomar conta de nós, mas ouvirmos a voz do Senhor.

Não tiremos d’Ele o nosso olhar e nossa direção, porque é o Senhor quem cuida de nós!

Deus abençoe você!


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Dezembro

31%

Confira a revista deste mês
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.