04 abr 2016

O Espírito Santo gera em nós a vida nova

A nossa natureza humana é regenerada, salva e liberta pela ação poderosa do Espírito Santo

“Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus” (Lucas 1,30).

 

A Igreja colocou, mais adiante, a Festa da Anunciação do Senhor, porque, de uma forma muito bela e providencial, essa festa, sempre celebrada no dia 25 de março, caiu, este ano, justamente no mesmo dia da Paixão do Senhor, na Sexta-feira Santa. Por isso, após a Oitava da Páscoa, o primeiro dia a Igreja nos dá a graça de celebrar a Anunciação do Senhor.

Hoje, prestamos atenção nesta imagem maravilhosa, um anjo que apareceu a uma moça prometida em casamento a um homem chamado José. Essa moça, chamada Maria, era toda de Deus, serva d’Ele desde o ventre de sua mãe. Entretanto, ela queria levar a sua vida colocando em prática a vontade do Senhor para ela.

Era normal que se cassasse, que levasse a vida adiante, mas ela ainda não tinha total entendimento dos desígnios divinos para a sua vida. Quando o anjo lhe apareceu, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria!”. Não precisamos ter medo dos planos de Deus, não precisamos nos intimidar, acovardar nem nos entristecermos, porque o que vem de Deus é caminho de bênção para nós!

“O que vai se realizar em ti, Maria, é obra do Espírito Santo. Você conceberás e dará à luz a um filho”(cf. Is 7,14).

O ventre de Maria se torna o lugar da morada de Deus, o sacrário vivo, o lugar santificado onde o Senhor, por meio de uma operação divina, maravilhosa e extraordinária, faz o divino se tornar humano.

A ação do Espírito Santo acontece no ventre de Maria e lá se torna o primeiro cenáculo da humanidade. Veja que maravilha! Quando estamos no cenáculo e o Espírito Santo desce sobre nós, Jesus é gerado em nossa vida e O levamos até os outros.

Isso aconteceu de forma única e singular no ventre de uma mulher, no ventre de Maria! Ela disse “sim”, sim para que o Pentecostes fosse perene sempre na sua vida e no seu ser. Maria não se colocou à disposição do Espírito Santo somente no momento em que gerava Jesus, ela se tornou o templo vivo e perpétuo da presença do Paráclito.

Quando estamos unidos a ela, tornamo-nos Pentecostes vivos, o lugar onde o Espírito Santo de Deus age, fecunda a vida nova e nos faz gerar o homem e a mulher nova em Cristo.

Somos os primeiros a ser gerados no ventre de Maria, ali onde Jesus foi concebido em Sua forma humana, onde assumiu essa natureza humana como nós. A natureza humana é regenerada, salva e libertada pela ação poderosa do Espírito Santo!

Queremos, hoje, pedir a intercessão Maria, olhar para ela e pedir que, neste tempo de graça, tornemo-nos o lugar da morada e ação de Deus. Peçamos que o Espírito Santo gere em nós a vida nova, para que sejamos homens e mulheres novos para levarmos Jesus ao mundo!

Deus abençoe você!

repensando-a-vida

Adquira em nossa Loja Virtual o livro do Padre Roger


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

https://www.facebook.com/pe.rogeraraujo/?fref=ts

Comentários

Outubro

49%

Confira a revista deste mês
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.


  • Comentários