01 Sep 2016

O desânimo tira a força do nosso coração

Às vezes, cansamo-nos no caminho, na caminhada; encontramo-nos, muitas vezes, desanimados, mas não é hora nem tempo para o desânimo

Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca” (Lucas 5, 4).

 

Jesus está dando essa ordem a Simão Pedro. Os pescadores passaram a noite inteira sem pescar, estavam até desanimados, mas Ele estava ensinando às multidões, estava levantando-as e motivando-as com o poder de Sua Palavra.

O Senhor queria que a barca seguisse mais adiante, queria que Pedro lançasse suas redes para o mar, a fim de que pudesse pescar peixes. O discípulo até desacreditou, porque estava muito desanimado, tentou tantas vezes pescar e não conseguiu. Mas ele mesmo respondeu: “Em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”.

Sabe, meus irmãos, muitas vezes temos vontade de desanimar, de voltar, regredir, de ficarmos estacionados onde estamos, porque o mar “não está para peixe”. Estamos tentando fazer as coisas em nossa vida e, muitas vezes, não dão certo, não conseguimos tocar em progressos em nossa própria vida; as situações não se resolvem, os problemas até crescem e ficamos desanimados.

Há alguém que quer nos dizer: “Faça isso! Faça aquilo!”. Então, respondemos: “Eu já tentei de tudo! Já fiz isso e aquilo, mas as coisas estão do jeito em que estão!”.

Deixe-me dizer a você, não é em atenção a mim ou àquele outro, mas em atenção às Palavras do Mestre: “Lançai vossas redes, e ide para as águas mais profundas!”. Não podemos ficar na superficialidade da vida, do coração nem das relações. Por mais que possamos nos machucar, passar por situações difíceis, o Mestre quer que avancemos para as águas mais profundas. Se você der atenção à Palavra do Mestre, por mais obscuro que pareça o caminho, por mais difícil que pareça a situação, por mais que não tenha um jeito, a mão de Deus há de nos conduzir, de nos levar mais adiante para experimentarmos os melhores frutos!

Sei que, às vezes, cansamo-nos no caminho, na caminhada; encontramo-nos, muitas vezes, desanimados, mas não é hora nem tempo para o desânimo. Não podemos entregar o nosso coração e nossa alma para o desânimo. O mal está aí, porque o desânimo tira o ânimo, a força da alma e do coração. Viver a vida sem alento, sem ânimo, sem sabor? Não é isso que Deus quer de nós!

Avance para o fundo do seu coração, lá há coisas lindas e maravilhosas que Deus quer resgatar de dentro de você. Avance para as águas mais profundas na relação com  Ele, no amor ao próximo, na doação à sua família, no cuidado, na caridade e na vivência do mandamento do amor.

Não nos entreguemos a uma vida superficial, porque Deus não nos quer superficiais. Ele nos quer tendo uma vida profunda, autêntica e real, por isso não podemos ficar parados no meio do caminho. Precisamos dar passos mais adiante, porque Deus têm muito para nós!

É hora de avançarmos, de progredirmos, não é tempo de regredirmos nem ficarmos estacionados.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.