11 Oct 2014

O bom discípulo ouve a Palavra de Deus e a põe em prática

O bom discípulo ouve a Palavra de Deus e a põe em prática, como fez Maria, sua Mãe. O discípulo é o ouvinte assíduo da Palavra de Deus!

“Jesus respondeu: ‘Muitos mais felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática’” (Lucas 11,28).

Alguém da multidão exalta a mulher que trouxe Jesus no seu ventre, exalta os seios que O amamentaram. E que beleza, nós também exaltamos aquela que gerou Jesus, nós também exaltamos os seios que O amamentaram, que deram vida, que cuidaram d’Ele! O Senhor Jesus enaltece o elogio, complementa-o e dá um sentido mais pleno a ele ao afirmar que a felicidade maior não está no ventre que O trouxe ao mundo nem nos seios que O amamentaram, mas sim naquele que ouve a Palavra de Deus e a coloca em prática em sua vida (cf. Lc 11, 28).

Deixe-me dizer: o contrário poderia também ter acontecido, a mulher escolhida poderia ter gerado Jesus, cuidado d’Ele, mas depois nem quisesse saber do que o Filho iria pregar ou ensinar. Que bênção – como eu exalto a Bem-Aventurada, sempre Virgem Maria, e canto com toda a Igreja aquilo que ela mesma diz: “Todas as gerações hão de chamar-me de bendita, por aquilo que o Poderoso em mim realizou!”. E o Todo-Poderoso realizou essas quatro coisas em Maria: a criou; a chamou para ser a Mãe do Seu Filho, e ela O trouxe em seu ventre e amamentou-O em seu seio e lhe deu a força e a graça para ela poder ouvir a Palavra de Deus, e a mais sublime graça: colocá-la em prática!

Sabem, meus irmãos, muitas vezes, nós nos orgulhamos – “Sou isso, sou aquilo. Estou há tanto tempo na Igreja. Sirvo ao Senhor. Sou amigo do padre. Sou irmão do bispo. Sou parente do Papa. Tenho na minha casa isso ou aquilo que recebi”. Tudo isso são coisas muito pequenas e relativas dentro da dimensão maior do Reino de Deus. O que vai nos colocar próximos de Deus não é o grau de parentesco com alguém, não é a quantidade de vezes em que fomos à igreja, nem a proximidade que temos com o padre, com o Papa, com o bispo, com o pastor.

A primeira coisa que nos coloca próximos de Jesus e nos faz ser Seus discípulos e, acima de tudo, ter a felicidade eterna e plena é ouvir a Sua Palavra. O discípulo é o ouvinte assíduo da Palavra de Deus! É muito triste saber que você vai à igreja, que você até se esforça para ser um bom cristão, mas não ouve a Palavra, não tem ouvidos atentos à Palavra de Deus, e mais ainda: não a coloca em prática na sua vida.

Seja feliz, seja bem-aventurado, seja um bom discípulo de Jesus ouvindo a Sua Palavra e colocando-a em prática como fez Maria, a sua Mãe.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.