10 set 2016

Nosso interior precisa produzir bons frutos

Os outros só experimentarão os bons frutos que saem de nós se o nosso coração e o nosso interior estiverem purificados

“O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração. Mas o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, pois sua boca fala do que o coração está cheio” (Lucas 6,45).

Do nosso coração sai o melhor de nós, mas dele também sai o pior. O nosso coração retém e guarda todas as coisas belas, maravilhosas, as grandes lições da vida, os grandes e melhores sentimentos, as experiências vividas com amor e ternura. No entanto, nele guardamos também as coisas negativas. Quanto ressentimento, mágoa, más lembranças, situações mal vividas e mal resolvidas estão dentro do nosso coração!

Temos de cuidar bem do nosso coração, dar atenção a ele, cuidar do nosso interior. Aquilo que somos para os outros não está simplesmente na nossa face, mas vem, sobretudo, daquilo que está dentro do nosso coração.

O homem sábio, prudente e inteligente é aquele que cuida das coisas do seu interior, do seu coração! Gastamos um tempo demasiado para cuidar da nossa aparência externa. Quanto tempo gastamos num salão, numa barbearia! É bom se cuidar, estar bem arrumado e bonito, mas não podemos ser aqueles sepulcros velhos, caiados, que por fora são bem pintados, mas estão cheios de coisas velhas e estragadas por dentro.

Nosso coração precisa ser o espelho daquilo que é a nossa vida, daquilo que passamos para os outros. Por isso, a nossa primeira obrigação não é cuidar do nosso exterior, mas sim do nosso interior. Brilharemos mais, o nosso sorriso expressará mais amor e ternura à medida que cuidarmos do nosso interior!

Uma árvore que está mal, estragada, não produzirá bons frutos. A árvore pode até parecer estrondosa, bonita, pode até parecer que está florescendo, que está cheia de flores para dar, mas se ela não estiver com uma raiz boa, seus frutos serão estragados.

Assim vai ser também a nossa vida, não produziremos bons frutos se, por dentro, não estivermos arrumados. Não tenha medo, gaste tempo, energia e luta interior para se organizar por dentro. Primeiro, para purificar o coração, para lavar a alma, para tirar de nós aquelas coisas velhas que não servem para nada. Às vezes, vamos acumulando tantas coisas dentro de nós, coisas negativas do nosso interior, que só nos deixam mal-humorados, zangados, irados, revoltados uns com os outros.

Não é o outro quem nos provoca; na verdade, ele tira de nós aquilo que estamos guardando. Há pessoas que pegam coisas de 20, 30, 40 anos atrás e trazem para fora; depois, provocam aquele mal-estar, porque não resolveu as coisas dentro de si.

É hora de produzirmos os melhores frutos, os bons frutos, que sejam saborosos de experimentar. Os outros só experimentarão os bons frutos que saem de nós se o nosso coração, se o nosso interior estiver lavado, purificado e renovado!

Deus abençoe você!


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Comentários

Outubro

42%

Confira a revista deste mês
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.


  • Comentários