14 fev 2017

Não entre em desespero diante dos problemas

Não transforme os problemas da sua vida em dramas, Deus é luz para qualquer situação

Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? Tendo olhos, não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis?

É uma série de questionamentos que Jesus começa a fazer aos Seus discípulos, porque eles estão muito inquietos com aquela multidão que não tinha o que comer. O que eles tinham era somente o pão. O que fazer diante daquela situação?

Sabe aquela situação da vida em que temos pouca solução para muitos problemas? Então, acrescentamos um problema maior e acabamos caindo na perturbação. O problema dos discípulos era que ficavam logo perturbados; e quando ficamos assim, a perturbação nos leva ao desespero que não resolve nada.

Quando é que o desespero já nos ajudou a resolver alguma coisa? Ao contrário, ele nos tira a lucidez, a capacidade de reflexão, afasta-nos da fé.

Algumas pessoas acham que Deus vai ouvi-las se ficarem desesperadas, se começarem a gritar, mas, ao contrário, Deus pode nos ajudar quando confiamos mais n’Ele. Em situações difíceis e complicadas, é mais fácil ajudar uma criança que um adulto, porque a criança cede, mas se o adulto se desespera, ele entra em pavor e não sabe o que fazer.

Quando olhamos para as situações da nossa vida, sejam financeiras, econômicas ou familiares, percebemos que temos problemas, mas não podemos os transformar em dramas. Quando é que os problemas da nossa vida se tornam dramas? Quando nos desesperamos por causa deles, ou seja, estamos com os olhos fechados, não conseguimos enxergar qual é, na verdade, a origem do problema, e não vamos enxergá-los, porque o desespero não nos permite raciocinar.

Ali, só havia aquele pão. O que fazer? Primeiro, ter calma, pensar, rezar e refletir. O que fazer com pouco? Se começamos a desesperar, criamos uma agitação, um clima, e percebemos que muitas coisas na vida se tornam desastrosas por causa de pessoas que são sempre desesperadas.

Desesperar-se significa perder a esperança, perder o rumo da fé, da solução, do caminho. Deus é luz para qualquer situação. O desespero não nos aproxima de Deus, pelo contrário, aproxima-nos das trevas, porque fica tudo pavoroso, tudo se apaga dentro de nós.

É preciso acalmar, é preciso ter serenidade, ter luz para que haja sabedoria, discernimento, e assim saber o que fazer em situações que exigem de mim. Faça-se luz para encontrar luz, solução e caminho para dar a direção do que fazer.

Deus abençoe você!



Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

https://www.facebook.com/pe.rogeraraujo/?fref=ts

Comentários