14 abr 2016

Na Sagrada Escritura, encontramos o Cristo

A Palavra de Deus tem apenas uma missão: evangelizar e anunciar o Cristo do Gênesis ao Apocalipse

“Então Filipe começou a falar e, partindo dessa passagem da Escritura, anunciou Jesus ao eunuco” (At 35,8).

 

A graça de evangelizar é dada a todos os batizados, e é missão deles evangelizar na graça, na força e no poder do Espírito. Para Deus, aquele que prega para cem mil ou um milhão é tão agraciado como aquele que prega para uma pessoa apenas. E o “apenas” aqui é redundante, porque uma pessoa vale tanto quanto um milhão de pessoas no coração de Deus!

É por isso que Deus usa de Filipe para que ele se aproxime daquele eunuco etíope, ministro da rainha da Etiópia. Ele estava em peregrinação a Jerusalém, conhecia a Sagrada Escritura, mas não sabia a interpretar, por isso Filipe se aproximou dele e perguntou: “Você compreendeu o que está lendo?”, porque ele tinha acabado de ler uma passagem do profeta Isaías. O próprio eunuco respondeu: “Mas como é que eu vou entender, se não há ninguém para me explicar?”. Felipe, iluminado pelo Espírito, cheio da graça divina, começou então a falar a ele, explicar a própria Escritura partindo de Jesus, chegando n’Ele e dando um sentido pleno para aquela passagem.

Vejam bem: é uma passagem do Antigo Testamento, é um livro do profeta Isaías, escrito há tantos anos antes de Cristo. Mas é em Cristo que toda Escritura se resume, que toda Palavra de Deus chega ao seu sentido mais pleno.

Às vezes, as pessoas perdem tempo, querem explicar as passagens da Bíblia partindo de controvérsias, de versículos que criam dificuldades; às vezes, querem explicações científicas quando a Palavra de Deus tem apenas uma missão: evangelizar e anunciar o Cristo do Gênesis ao Apocalipse. Qualquer passagem da Escritura nos remeter à pessoa de Cristo Jesus.

Quando deixamos o Espírito fazer isso em nós, quando deixamos que Ele se apodere de nós, não precisamos ser doutores, teólogos ou hermeneutas; não precisamos fazer exegese bíblica. É na simplicidade de querer evangelizar e anunciar a verdade!

Se é verdade que cada um não pode interpretar a Bíblia da sua maneira, ao seu bel-prazer e ao seu gosto pessoal, porque vão surgindo interpretações totalmente distorcidas do sentido das Escrituras, mas a evangelização direta cabe a nós, é dirigida por Deus, e é isso que Filipe está fazendo.

É por isso que o ministro da rainha da Etiópia, aquele eunuco, escuta a docilidade de Filipe que tem a Palavra de Deus e pode encontrar o Cristo nessa passagem.

Amados irmãos e irmãs, toda a Sagrada Escritura é um convite para encontrarmos o Cristo Jesus, para encontrarmos o Seu senhorio e rendermos nossa vida a Ele. Evangelize, anuncie Cristo para uma, duas, três ou para uma multidão de pessoas, mas o que nós não podemos é deixar de evangelizar!

Deus abençoe você!

repensando-a-vida

Adquira em nossa Loja Virtual o livro do Padre Roger


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

https://www.facebook.com/pe.rogeraraujo/?fref=ts

Comentários