06 Oct 2016

Mergulhemos nossa vida no Espírito Santo

Se deixarmos que Deus mergulhe nossa vida no Espírito e Ele esteja pleno em nós, não precisamos de mais nada nessa vida

“Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!” (Lucas 11, 13).

 

Jesus, hoje, continua nos ensinando elementos essenciais que não podem faltar em nossa oração. A nossa oração tem de ser a oração de confiança, para dizermos: “Eu sei o que Jesus pode fazer por mim e eu confio n’Ele!”.

Quem confia, não desconfia. Quem confia, sabe esperar. Quem confia, sabe que Deus jamais nos abandonará!

Mas, pode ser que no fruto da nossa oração não tenhamos conseguido de Deus aquilo que queríamos. Deus é tão bom e tão Pai, que não dá aquilo que queremos, mas o que precisamos! É preciso pedir, é preciso realmente bater à porta e não deixar nunca de fazer.

Sabe meus irmãos, muitas vezes não crescemos nas virtudes, deixamos de aprender muitas coisas na vida porque não temos perseverança e insistência. Somos bons para começarmos muitas coisas, somos bons para fazermos muitos propósitos, mas à medida que aparecem dificuldades e outras situações, vamos abandonando aquilo que nos propusemos a fazer.

E na vida de oração não é diferente. A pessoa se propõe: “Eu vou estudar a Palavra de Deus!”. Até começa, lê uma, duas, três páginas, mas depois outras dificuldades o tira desse propósito. A pessoa começa a ter uma vida de oração, a rezar com a família, mas aparece essa ou aquela situação e ela vai desanimando. E mais do que desanimar (porque desanimar é perder o ânimo e a motivação), entrega-se os pontos.

Nossa oração tem de ser insistente, persistente e confiante. Até podemos, muitas vezes, cair: “Não tenho tanta força hoje!”. Mas, retome, levante e vá para frente e faça de novo!

A Palavra de Deus está dizendo que nós não somos tão bons. Se não somos tão bons, mas se o filho insiste em pedir algo para nós, vamos dar a ele qualquer coisa para que pare de nos perturbar. Imagine Deus que é bom, que é pai e que nos ama tanto, se não nos dará o Espírito Santo que pedimos?

Você deve ter prestado atenção que o Evangelho não está falando que Deus vai nos dar aquilo que estamos pedindo, mas Ele nos dará além do que pedirmos.

O que é o além? E o que é o mais do que pedimos? Qual é o bem maior que podemos receber de Deus? Aquilo que é íntimo de Deus e pertence somente a Ele: o Espírito Santo! Deus está prometendo que o Espírito Santo, que é Deus como Pai e Filho, será dado a nós.

Quem tem o Espírito Santo, tem tudo! O Espírito é sabedoria, é fortaleza, ciência, piedade, temor de Deus, é alegria… é tudo aquilo que precisamos. Achamos que Deus, para ser bom conosco, precisa nos dar bens materiais, tem que nos dar isso e aquilo. Isso são coisas supérfluas, coisas que passam.

Você não precisa de paz na sua vida? Esse Espírito é paz! Você não precisa de amor na sua vida? Esse Espírito é amor! Você não precisa de paciência? Esse Espírito é paciência!

Ou seja, se você está rezando: “Senhor, hoje, eu preciso de paz na minha vida!”. Deus está te dando muito mais que a paz. Ele está nos dando a paz, o amor e tudo aquilo que necessitamos! Por isso precisamos ser insistentes por essa vida no Espírito, porque se deixarmos que Deus mergulhe nossa vida no Espírito e Ele esteja pleno em nós, não precisamos de mais nada nessa vida. Porque quem tem o Espírito Santo, tem tudo!

Deus abençoe você!


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Dezembro

40%

Confira a revista deste mês
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.