09 Feb 2014

Jesus é o referencial da nossa vida!

Como Jesus, eu e você precisamos ser luz, precisamos iluminar o mundo, precisamos ser referencial neste mundo onde as pessoas caminham nas trevas e sem sentido para a sua vida.

”Reparte o pão com o faminto, acolhe em casa os pobres e peregrinos. Quando encontrares um nu, cobre-o, e não desprezes a tua carne” (Is 58, 7 ).

 

Meus queridos irmãos e irmãs, neste 5º Domingo do Tempo Comum, nós começamos a refletir, na Palavra de Deus, o Sermão da Montanha, por meio do qual o Senhor nos diz que nós precisamos ser sal da terra e luz do mundo. Você sabe que uma comida sem sal, sem tempero, se torna insossa, sem sabor, sem gosto; e não há nada mais sem graça do que um alimento sem gosto, sem sabor.

Imaginem uma vida sem graça, sem sabor, sem sentido… Nós precisamos dar sentido à vida uns dos outros, nós precisamos temperar o ambiente em que nós estamos com a presença de Deus, com a alegria de Deus. Não dá para um ambiente, onde há um cristão, um homem de Deus, uma mulher de Deus, ser um ambiente triste, azedo, depressivo, para baixo. Não, o homem de Deus e a mulher de Deus fazem a diferença onde estão presentes! Não é você se tornar melhor do que ninguém, não é chamar a atenção para si, mas a sua vida, por si mesma, releva que você tem um tempero diferente.

As pessoas têm que perguntar para você: ”Qual é o seu segredo?”. Muitas vezes, o segredo de um ou do outro é simplesmente a sensualidade, a beleza deste mundo; mas os cristãos têm um segredo, o segredo evangélico, o tempero evangélico, que se chama: a presença de Jesus em nós.

Se você ainda não consegue revelar a presença de Jesus em você onde está, peça hoje que Jesus venha temperar o seu coração; tirar o azedume, tirar aquelas coisas negativas que não lhe permitem testemunhar a presença d’Ele onde quer que você esteja.

Eu e você precisamos ser luz, precisamos iluminar o mundo, precisamos ser referencial no mundo onde as pessoas caminham na escuridão, nas trevas e sem sentido para a sua vida. Nós precisamos ser a luz que aponte a direção e, uma maneira muito prática de ser luz, segundo a Primeira Leitura da Missa de hoje, é sabermos cuidar dos necessitados.

O Papa Francisco tem nos chamado a irmos às periferias da vida, às periferias da nossa própria existência, onde existe tanta tristeza, desconsolo, onde existem pessoas oprimidas e sermos uma presença de Deus na vida delas. Pois existem pessoas vivendo uma verdadeira pobreza, seja espiritual seja material. Cuidemos dos pobres, dos famintos, dos necessitados e nunca desprezemos um pobre; sejamos para ele um referencial da presença de Deus, porque a carne do pobre é a carne de Cristo para nós.

Quem está nu, demos a veste; quem está com fome, demos o pão; quem está sem referencial, mostremos o Senhor, o referencial da vida!

Deus abençoe você!

 


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

https://www.facebook.com/pe.rogeraraujo/?fref=ts

Dezembro

43%

Confira a revista deste mês
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.