21 fev 2017

A humildade agrada a Deus

Façamos da humildade um escudo da nossa vida

“Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” (Mc 9,35)

No mundo em que vivemos, o que importa é o primeiro lugar, o mais importante, a competitividade, onde as pessoas estão realmente em busca de serem valorizadas, estimadas, colocadas lá em cima. Só vale o que é o primeiro, quem tem o melhor nisso ou naquilo.

Realmente, é uma grande competição, muita vezes injusta, exalta a uns e desmerecem outros, elevam demais alguns e desqualificam pessoas. Enquanto alguns se sentem um máximo com aquilo que conseguem – e são poucos –, a grande maioria se sente oprimida, arrasada, depreciada, porque não consegue aquilo que poucos conseguem.  

A lógica do Reino de Deus não é essa, não é quem é melhor, o mais importante, quem pode mais, porém quem serve mais, quem se coloca em último lugar. Não que não devamos nos esforçar na vida, não entenda por esse caminho, é nos esforçarmos para conseguirmos o queremos, para vencermos as batalhas, para conquistar algo na vida é mais do que louvável e abençoado.

O que não é louvável e abençoado é conseguir algo na vida exaltando-se e diminuindo os outros, quando o orgulho, a soberba prevalecem naquilo que fazemos, é nos sentimos melhores que os outros, mais importantes que eles.

É tão bom ver uma pessoa que é capaz, mas sabe ser humilde naquilo que é capaz, sabe muita coisa, mas não prevalece aquilo que sabe. É bom ver pessoas que tem dom, talentos, títulos, são importantes, mas não se fazem importantes, isso é caminhar na lógica do Reino de Deus.

O Senhor olha para aqueles que buscam não serem os primeiros. Não é para deixar de ser o primeiro em uma corrida e ser o último para ser mais humilde. Ao contrário! É correr para dar o seu melhor, chegar na frente, mas não sou melhor do que aquele que chegou em último lugar.

Jesus pega uma criança, porque, em Sua época, a criança era sem importância, sem valor, não era levada em conta, por isso Ele a abraça; assim também com cada um de nós quando vivemos na humildade, quando fazemos da dela um escudo da nossa vida, quando não prevalecemos por aquilo que temos que somos ou fazemos, mas sim, quando nos escondemos em Deus e n’Ele colocamos tudo aquilo que fazemos.

Deus abençoe você!


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

https://www.facebook.com/pe.rogeraraujo/?fref=ts

Comentários

Outubro

49%

Confira a revista deste mês
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.


  • Comentários