04 out 2016

Escutar a Deus é necessário para nossa vida

Escutar a Deus nunca é perda de tempo! É o tempo mais precioso, mais sagrado e necessário para a nossa vida

“Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres” (Lucas 10, 40).

 

Quando escutamos este Evangelho de Marta e Maria, sempre entendemos e enxergamos ali um paradoxo entre uma pessoa muito ocupada, com muitos afazeres e outra pessoa que parece desocupada, mas que se ocupa em estar aos pés do Mestre, como se ocupar-se em escutar o Mestre fosse a única coisa necessária na vida.

O Mestre mesmo está dizendo: “Maria, escolheu a melhor parte!”. A melhor parte não quer dizer que é a única parte ou que a outra não seja necessária. E qual é o problema da outra parte? É justamente o excesso de afazeres, de ocupações, de preocupações e tarefas. Faríamos uma lista de excessos que cometemos em nossa vida.

Entenda uma coisa: todo excesso, inclusive, o excesso de oração, não é bom para o equilíbrio do ser humano. Temos de ter responsabilidades com nossas tarefas, obrigações e compromissos com a vida. A mãe de família, a dona de casa, o trabalhador, o estudante, o padre, o pastor, cada um naquilo que está fazendo, tem de fazer com dedicação, com alma, ser inteiro no que tem de fazer.

Meus irmãos, vivemos numa sociedade, num mundo socializado onde, cada vez mais, somos sugados no nosso tempo e em nossos afazeres. Hoje, muitas pessoas não têm tempo nem para dormir, ficam o tempo inteiro com a mente ocupada com as coisas que precisam fazer. Um dia de 24 horas tornou-se pequeno diante de tantas tarefas e obrigações.

Fico olhando as nossas pobres crianças, peço desculpa pela expressão ‘pobres’, mas é no sentindo de como estão empobrecendo o tempo dos nossos; quando o pai e a mãe acham que o ideal é que a criança tenha tarefa para fazer o dia inteiro, e assim nem sobra tempo para a criança conviver, brincar e estar com os seus. O reflexo dos adultos passa para o mundo de nossas crianças. Cada um de nós, adultos em nossa proporção, e a criança também em sua devida proporção, temos de fazer nossas tarefas, nossas obrigações, temos de nos formar, temos de cumprir aquilo que é devido e esperado de nós.

O exagero nos torna mais pobres, empobrece, sobretudo, o nosso espírito porque quando precisamos nos dedicar à oração, por exemplo, estamos sempre cansados, sem forças, sem energia; vamos nos ocupando de tantas coisas de modo que só damos a Deus o resto e, muitas vezes, nem o resto sobra para Ele.

Temos de nos ocupar daquele que se ocupa de nós o tempo inteiro! Ouvir a Deus nunca é perda de tempo, é o tempo mais precioso, mais sagrado e necessário para a nossa vida! Iremos fazer bem todas as coisas que temos de fazer, se soubermos ser justos com nós mesmos. Dar a Deus o que é d’Ele, dar às necessidades o tempo para as necessidades, mas se entendermos que a nossa alma e nosso espírito precisam de cuidados, priorizaremos mais o tempo para descansar, para rezar, para conviver e estar com Deus, e entenderemos que este não é um tempo perdido, mas um tempo sagrado!

Deus abençoe você!


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Comentários

Outubro

49%

Confira a revista deste mês
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.


  • Comentários