19 Jan 2014

É o Espírito quem nos cura, nos liberta e nos restaura!

É o Espírito Santo de Deus quem fala pela boca daqueles que testemunham, anunciam e pregam a Palavra de Deus. É o Espírito quem dá força aos mártires, às virgens, aos profetas e aos confessores. 

”Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo’” (João 1,33).

 

João dá testemunho de quem é Jesus, aponta para as pessoas o que Cristo veio fazer no meio de nós. Ele hoje apresenta, nessa passagem, qual é a ação principal do Senhor no meio de nós, porque, quando Jesus é batizado, sobre Ele desce o Espírito e permanece n’Ele. E uma vez que Jesus é pleno do Espírito, é no Espírito Santo que Ele nos batiza.

Sabem, meus irmãos, o Espírito de Deus já agia no Antigo Testamento, Ele falava pela boca dos profetas, Ele movia muitos corações e inspirava os homens e as mulheres de Deus a fazerem a vontade do Senhor e a serem submissos a Deus Pai. O Espírito de Deus fez e faz a graça do Altíssimo permanecer no meio de nós.

Os antigos não sabiam, ou não tinham noção, que existia um ”Espírito Santo” como Pessoa, como uma realidade divina. Ele não é um simples sopro, não é a simples presença de Deus, mas é o próprio Deus agindo entre nós na Pessoa abrasadora do Paráclito Divino. Esse dom único de Deus não é reservado para Si mesmo; em Jesus, Ele nos dá essa graça: a graça de sermos batizados no Espírito Santo!

Uma vez que somos batizados com o Espírito Santo de Deus, que vem do Senhor, que agiu em Jesus, Ele também age em nós e por intermédio de nós. Nós devemos tomar consciência do Espírito que recebemos, este mesmo Espírito, que move a Igreja e a impulsiona, é o mesmo Espírito que fala pela boca daqueles que testemunham, anunciam e pregam a Palavra de Deus. É o Espírito quem dá força aos mártires, às virgens, aos confessores, é o Espírito Paráclito quem suscita o novo de Deus, a graça de Deus. É o Espírito quem cura, quem liberta, quem restaura, é o mesmo Espírito que é dado sem medida àqueles que se abrem à Sua graça e à Sua ação.

Jesus deseja batizar a mim e a você na graça do Seu Santo Espírito! O que nós precisamos é nos abrir para esta força maravilhosa, que nos renova e nos impulsiona a vivermos a dinâmica do Reino de Deus.

Oremos: Jesus, batiza-nos, a cada dia, na força e no poder do Seu Espírito, para que possamos ser fiéis ao Pai!

Deus abençoe você!

 

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.