25 ago 2016

É necessário vigilância para pertencer ao céu

É essencial que vivamos na espiritualidade da vigilância para entrarmos no Reino dos Céus

Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá” (Mateus 24,44).

 

Meus irmãos, não podemos levar a vida de forma leviana, porque isso significa levá-la de qualquer jeito, deixando-a ir e não termos cuidado, vigilância e responsabilidade em nossas atitudes; é dizermos: “Depois eu melhoro! Depois eu me converto! Depois eu arrumo isso!”.

Sempre deixamos muitas coisas para ver depois, entretanto, nem sabemos se esse “depois” vai chegar. Não sabemos se teremos oportunidades para depois nos reconciliarmos, para consertarmos aquilo que estragamos, colocarmos no lugar certo aquilo que estava errado.

O tempo sempre é agora, o dia da conversão é sempre hoje, o dia de tomarmos atitude é neste momento. Deixar para depois é procrastinar e desperdiçar a graça. Recebemos a graça, escutamos Deus falando ao nosso coração, mas dizemos: “É Deus quem está falando a mim, mas depois eu resolvo isso! Em outro momento, vou mudar minha atitude ou minha situação!”. Isso é falta de cuidado, de prudência, vigilância e responsabilidade com esse dom maior que Deus nos concedeu. É essencial que vivamos na espiritualidade da vigilância para entrarmos o Reino dos Céus!

O que é o vigia? É aquele que cuida. Fico pensando no vigia de uma casa, de uma escola, de uma empresa; ele está tão acostumado a não acontecer nada, que faz apenas aquela ronda e vai dormir. Que decepção! O patrão ou os ladrões podem chegar, uma situação incômoda pode acontecer, e é ruim ele ser preso de forma tão desprevenida!

Não viva uma vida de qualquer jeito, não viva uma vida desprevenida e sem cuidado, como se Deus não estivesse vindo, como se tivéssemos todo o tempo do mundo para consertar os erros ou as coisas que não estejam bem em nossa vida.

O tempo que temos é o hoje, e o que podemos fazer para sermos melhores é agora, porque é o único tempo que nos resta!

Deus abençoe você!


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: mailto:padrerogercn@gmail.com – Facebook

Comentários