09 Dec 2014

Deus não desiste de nenhum de Seus filhos

Deus não desiste de nenhum de Seus filhos. Aprendamos do coração do Senhor que não existem pessoas perdidas; o que existem são pessoas que precisam encontrar o caminho da vida!

“Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos” (Mateus 18,14).

Quando vemos, hoje, Jesus contar a parábola da ovelha que se perdeu, pensamos assim: “Puxa, mas Ele já tem noventa e nove, como Ele as deixa de lado para se preocupar e cuidar de uma só?”. Para Jesus, para o coração do Pai, “um” e “noventa e nove” têm o mesmo valor. Noventa e nove não são mais que um e um não é menos que noventa e nove. Noventa e nove ovelhas têm o mesmo valor que uma ovelha.

Não pense que a alegria de Deus é com a igreja cheia, aquela multidão que está lá; a alegria de Deus tanto vale para aquela igreja cheia como para um só coração que está precisando do Seu amor e da Sua salvação. Por isso a Palavra de Deus diz hoje a nós que para o Pai não existe filho perdido, o que existe é “filho ovelha” precisando de salvação.

Nós, muitas vezes, desistimos muito facilmente das pessoas; dizemos que elas não têm mais jeito, mas Deus não desiste de ninguém, Ele acredita que, por mais que, humanamente, pareça difícil a situação daquela pessoa, nada é impossível para o Seu amor. Você pode até escutar: “Pau que nasce torto vai morrer torto”, mas no Reino de Deus pau que está torto se endireita! Pessoas para as quais humanamente você olha e diz: “Esse não tem mais jeito!”, para Deus ele tem luz, tem solução e tem caminho de salvação!

Que o digam Paulo de Tarso, Francisco de Assis e Inácio de Loyola, que o digam todos os convertidos e convertidas ao longo da história; que o digam eu e você. Tem jeito para mim e para você, tem jeito para aquele que está perdido e nós, muitas vezes, já desistimos dele.

Não desista de ninguém! Pode ser que humanamente você não tenha mais forças para lidar com essa ou com aquela situação. Pode ser que, humanamente, você já tenha tentado de várias formas, agora é a hora de você tentar espiritualmente e dizer: “Senhor, é em Tuas mãos que eu entrego este meu filho, meu marido, essa pessoa. É em Tuas mãos, Pai, que eu o (a) coloco, porque eu já não vejo mais possibilidade, mas para o Senhor nada é impossível!”.

Se você já não tem mais meios humanos para ajudar a pessoa, busque mais, com maior intensidade, os meios espirituais, a graça espiritual. Isso pode levar muito tempo, vinte, trinta anos – que o diga Santa Mônica que nunca desistiu do seu filho, Santo Agostinho.

Desse modo Deus Pai hoje quer dizer para nós que Ele não desiste de nenhuma de Suas ovelhas, há algumas que estão bem distantes. Jesus precisa de mãos, precisa de mim e de você para buscar aquelas que estão do outro lado da margem ou da montanha.

Podemos dizer: “Talvez nem adiante [fazer isso]”, mas Deus tem Seus meios para salvá-las. Que aprendamos do coração o Senhor que não existem pessoas perdidas; o que existem são pessoas que precisam encontrar o caminho da vida!

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.