30 Dec 2016

Deus cuida de nossas famílias

Precisamos dar o melhor de nós para que nossas famílias sejam santas, iluminadas, abençoadas e benditas

“Deus honra o Pai nos filhos e confirma, sobre eles, a autoridade da mãe” (Eclesiástico 3,3).

Hoje, celebramos a Festa da Sagrada Família: Jesus, Maria e José. Deus quis viver no meio de nós, Ele quis ter uma família. Deus é uma família no Céu, é o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O céu também veio habitar no meio de nós vivendo numa família, a qual chamamos Sagrada Família, mas é importante dizer a você que toda família é sagrada e preciosa aos olhos de Deus, por isso precisamos assumir, a cada dia, o valor sagrado e essencial que ela tem. O bem mais precioso e sacro que a humanidade tem se chama: família.

Como precisamos cuidar das nossas famílias, dar o melhor de nós para que elas sejam santas, iluminadas, abençoadas e benditas!

Deus quis resgatar a humanidade formando uma família, para que todas elas fossem cuidadas no coração d’Ele. Por isso, dê atenção àquilo que sua família precisa, para que ela seja cada vez mais sagrada segundo os desígnios de Deus.

A leitura do dia de hoje, no Livro do Eclesiástico, traz para nós alguns elementos importantes, que não podem ser desprezados na vivência de uma família. Eu destaco, sobretudo, o respeito que deve haver dos pais para com os filhos e dos filhos para com os pais.

O bom filho é aquele que honra seu pai e sua mãe, é aquele que lhes deve respeito e obediência, mesmo que seus eles tenham defeitos, limites, coisas que todos nós temos. Muitas vezes, queremos que os outros tolerem nossos limites, mas não temos paciência para tolerar os defeitos e limites dos nossos.

Temos que vencer aquela impetuosidade que o mundo gera em nós de perdermos a paciência, a tolerância, o respeito e o cuidado para com os nossos pais. Quem honra seu pai e sua mãe está honrando e respeitando Deus. O quarto mandamento não pode ser negligenciado, é nossa responsabilidade cuidar dos nossos pais, amá-los e respeitá-los até o último dia da nossa vida.

Do outro lado, é muito importante que os pais saibam também respeitar, amar, cuidar e dar a atenção que os filhos merecem. que não queiram somente receber respeito, mas saibam respeitar, cuidar dos filhos e ter para com eles as responsabilidades próprias de um pai e de uma mãe.

Não irrite seus filhos, não queira ser um pai e uma mãe autoritários. O excesso de autoritarismo gera muitos traumas, ressentimentos e mágoas. Aliás, a graça que Deus quer nos dar, no dia de hoje, é superarmos todos os traumas que adquirimos dentro da nossa própria casa. O ideal é que cada família seja um nicho de amor, cuidado e ternura. Nem sempre isso é possível ser vivido na plenitude, pois há os arranhões, as dificuldades, o próprio relacionamento.

A família começa entre marido e mulher, e esse encaixe nem sempre acontece da melhor maneira. O mais bonito é que em Deus tudo se supera, a vida nova acontece cada vez que pedimos e permitimos que Ele renove nossas casas e nossas famílias.

Deus quer que sua família seja sagrada sempre mais, seja sempre mais santa. É preciso permitir que a santidade de Deus purifique, renove os sentimentos familiares que ficaram manchados, marcados por traumas, ressentimentos e coisas negativas. É preciso que a luz de Jesus, que nasceu para nos salvar, traga luz para que as famílias sejam cada vez mais santas e sagradas. Diga comigo: “A minha família é uma bênção de Deus!”.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.