22 Feb 2016

Cristo quer contar com mãos humanas

Cristo é quem governa a Igreja, mas quer contar com mãos humanas para a construção do Seu Reino

“Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la” (Mt 16, 18).

Nós temos, hoje, a alegria de celebrar a Cátedra de São Pedro, uma festa rica em significados para a nossa fé e para a vivência daquilo que cremos. A cátedra é a catedral ou a cadeira onde senta aquele que preside, que governa, aquele que está à frente.

É verdade que quem governa a Igreja de Cristo é o próprio Cristo, Ele é a cabeça da Sua Igreja, nós somos o corpo. Mas Cristo precisa contar com mãos humanas, precisa de homens e mulheres para edificar o Seu Reino no meio de nós.

Cristo precisa de colaboradores, cada um no seu campo, cada um com seu dom, cada um com a sua missão, e todos colocam então seus dons e talentos à disposição da construção do Reino de Deus.

Há aqueles que têm o dom do governo e da autoridade para organizar. Não é para mandar não, mas para ser servo, aquele que vai servir estando na cadeira da presidência, na organização. Assim, precisa ser na nossa casa, na nossa família. Tudo o que não tem cabeça vira um monstro; tudo que é organizado, precisa ter uma cabeça, alguém que vá à frente, que se responsabilize por tudo aquilo que o corpo vai fazer.

Essa cabeça precisa ter união com a cabeça principal, que é Cristo Jesus, Nosso Senhor. Pedro parecia ter uma cabeça tão dura, mas a Palavra de Deus foi amolecendo a cabeça dele. Pedro tinha um coração tão belo, tão disponível, tão aberto ao dom de Deus, por isso sobre ele foi edificada a Igreja do Senhor.

Ao apóstolo Pedro Deus confiou as chaves da Sua Igreja, com o poder de abrir e fechar, de governar, para que ela não fosse desgovernada. Você sabe que tudo o que é desgovernado, bagunçado, não tem autoridade, perde-se, vai para um lado ou para outro. Por isso, se você quer ordem na sua casa, que ela tenha governo como acasa de Deus.

Celebramos aquele que tem a missão de ser autoridade na Igreja de Cristo. Pedro, para nós, hoje, é Francisco, é ele quem senta na cátedra de Pedro, não para mandar nem para ser autoritário, mas para, na caridade, congregar na unidade o rebanho de Cristo.

Louvado seja Deus, que nos deu Sua Igreja, o princípio da unidade, do governo e da autoridade, para que tenhamos convicção e saibamos realmente em que passos nós estamos caminhando como ovelhas.

Nossas orações, nossa comunhão profunda, passa por aquele que hoje é o governo da Igreja, nosso amado Papa Francisco. Oramos por ele e pedimos que a Igreja, assim como caminhou nestes dois mil anos, continue a caminhar na unidade e na comunhão com Cristo Jesus, tendo à frente Pedro, na pessoa de cada Papa.

Deus abençoe você!

Veja a reflexão do dia de hoje:

repensando-a-vida

Adquira em nossa Loja Virtual o livro do Padre Roger

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.