14 out 2016

Combatamos a dose de hipocrisia que há em nós

Essa é a nossa luta de cada dia, e para combater a dose de hipocrisia que há em nós, temos que vigiar e cuidar

“Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia” (Lucas 12, 1).

 

Não há nada mais danoso para a alma humana e para o nosso coração do que a hipocrisia. A hipocrisia é exteriorizada na vida daquela pessoa que vive de máscaras, de fantasias, que mostra para os outros o que, de fato, ela não é na sua intimidade e na sua realidade.

Creio que você ficaria assustado se soubesse que a pessoa que cuida do seu filho, que trabalha com você é uma pessoa bondosa em sua frente, mas, por trás, quando você não está, ela pratica crimes ou outras coisas abomináveis.

Não adianta apenas repararmos os outros, porque dentro de cada um de nós há uma dose de hipocrisia. De onde vem essa dose de hipocrisia? É a marca do pecado em nós.

Com a graça do batismo, somos lavados do pecado original e nos foi dada a força para combatermos o pecado. Mas é verdade, também, que não é com a mesma seriedade e mesmo empenho que conservamos a graça do batismo em nós. E uma vez que não conservamos essa graça, não a fazemos crescer em nós, e impurezas vão crescendo ao nosso lado.

Para você entender: alguém vai nos visitar em nossa casa e queremos mostrar que a casa está limpa. Escondemos a poeira debaixo do tapete, jogamos as “tranqueiras” em um quarto para que ninguém veja. Queremos que as pessoas enxerguem: “Nossa, que casa arrumada! Que casa bem limpa e organizada!”. Pena que a pessoa não sabe que é apenas nessa “horinha” que estamos ali.

Às vezes, queremos chamar atenção de alguém, vestimo-nos de algum jeito e fazemos uma cara, um comportamento, tornamo-nos uma pessoa querida. Mas, infelizmente, as máscaras caem. Ou melhor ainda, felizmente, porque é ruim viver enganado e iludido. Você vive com uma pessoa achando que é uma coisa e quando percebe, é outra.

Essa é a nossa luta de cada dia, e para combater a dose de hipocrisia que há em nós, para que não cresça, não se multiplique e depois tome conta de toda a nossa vida, temos que vigiar e cuidar!

O pior da hipocrisia é quando ela cresce de tal forma que não conseguimos mais nos enxergar. Os nossos olhos se fecham para a realidade interior e crescem para as realidades exteriores.

Geralmente, a hipocrisia faz de nós pessoas críticas, amargas, azedas que estão olhando somente os problemas dos outros, enxergando os erros e limites que há nos outros. O mal do hipócrita é que não se enxerga e se finge ser aquilo que não é.

Deus é bom, santo e puro! Ele perdoa todo e qualquer pecado e a maior das misérias humanas. O único pecado que não dá para ser perdoado é o não reconhecido. A hipocrisia nos faz mal e não nos deixa reconhecer e nem permite que tiremos as máscaras que carregamos.

Não importa quão sujo e feios estejamos, Deus nos ama do jeito que somos. Só não dá pra correr para junto d’Ele revestidos de máscaras, fantasias, ilusões e ser aquilo que não somos. Podemos até nos enganar e por um tempo tentar enganar os outros, mas a Deus ninguém engana!

Deus abençoe você!

Comentários