18 out 2013

Coloque-se sob a direção do Espírito Santo

Como ocorre com a história de uma pessoa e de uma comunidade, a nossa história pessoal é mudada quando nós nos colocamos sob a direção do Espírito.

“Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos” (Lc 10,3).

Hoje nós temos a graça de celebrar o evangelista São Lucas, que era médico, doutor. É por esse motivo que, hoje, nós nos lembramos de todos os médicos, aqueles que exercem a sua profissão em favor da nossa saúde. Que Deus abençoe a cada um dos doutores, doutoras, homens e mulheres que se consagram a essa nobre profissão.

O evangelista Lucas foi um doutor que cuidou de muitas pessoas e, ao mesmo tempo, foi um médico de almas, foi discípulo do apóstolo Paulo e seguidor de Jesus Cristo, acima de tudo.

Lucas, uma vez que conheceu Jesus, procurou entrar nas nuances, nos momentos principais e íntimos da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo. Lucas não escreveu apenas o seu Evangelho, mas também o Livro dos Atos dos Apóstolos.

Quando lemos qualquer coisa escrita pelo evangelista Lucas, temos que ter como chave da direção a Pessoa do Espírito. Na verdade, toda a obra dele, – tanto o Evangelho de Lucas como os Atos dos Apóstolos –, são a obra do Espírito Santo de Deus.

O evangelista preocupa-se em nos revelar como o Espírito Santo age na vida daquele que se coloca sob Sua dependência, sob Sua direção. Como ocorre com a história de uma pessoa e de uma comunidade, a nossa história pessoal é mudada quando nós nos colocamos sob a direção do Espírito.

Lucas deve ter tido uma proximidade muito grande com Maria, a Mãe de Jesus. Ele nos relata detalhes importantíssimos da infância de Jesus, os quais, seguramente, só a Virgem Maria conhecia, como o momento em que o anjo a visitou, a forma como se deu o diálogo entre o anjo Gabriel e ela, o nascimento de Jesus, a visita dos Pastores, o Cântico de Maria.

Enfim, Lucas é o evangelista da infância de Jesus. Depois, ele nos mostra como Jesus foi o homem conduzido pelo Espírito, como o Espírito Santo conduziu a vida d’Ele desde o momento em que Ele vence as tentações ao momento em que começa Sua missão pública, anunciando o Evangelho do Reino de Deus. É o Espírito quem O conduz quando Ele realiza as curas, os milagres e os prodígios de Deus no meio de nós.

É o Espírito quem socorre Jesus no momento da dor, da aflição, é o Espírito quem está com Jesus na hora da cruz, na hora da morte. E é esse mesmo Espírito que Jesus sopra e que O envia para junto do Pai, e para todos nós quando a Igreja nasce no Pentecostes.

Ao celebrarmos hoje o evangelista São Lucas, queremos pedir a ele que interceda por nós, para que também sejamos homens e mulheres do Espírito. Que nos deixemos conduzir por Aquele que conduz a história e muda a direção da vida dos homens.

Que o Espírito Santo venha em socorro da nossa pobreza e da nossa miséria!

Que Deus abençoe você!

:: Ouça esta reflexão no Canal Pod Homilia


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

https://www.facebook.com/pe.rogeraraujo/?fref=ts

Comentários