08 set 2011

Celebremos o nascimento de Nossa Senhora

Em Jesus Cristo se cumprem as promessas divinas de salvação feitas a Abraão em favor de toda a humanidade (cf. Gen 12,3). Igualmente, se cumpre a profecia de um reino eterno dada por meio do profeta Natã ao rei Davi (cf. II Sam 7,12-16).

Assim, no Evangelho de hoje, Mateus nos dá uma indicação da plenitude a que chega a história da salvação com a Encarnação do Filho de Deus por obra do Espírito Santo.

Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, é o Messias esperado. Celebramos a festa da natividade da Santíssima Virgem Maria. Ela, jovem pobre e simples, é agraciada e escolhida por Deus para ser a Mãe de Jesus, o Filho de Deus, que se fez homem e habitou entre nós. Grande foi a alegria que envolveu os pais de Nossa Senhora pelo seu nascimento. Todavia, maior é a alegria do mundo, pois por intermédio de Maria veio o Redentor do mundo.

Assim, celebrar a natividade de Nossa Senhora é tornar presente a inserção no projeto de Deus de comunicar Sua vida divina e eterna às criaturasm d’Ele, homem e mulher, transformando o mundo pelo amor – realizado na vida comum do dia a dia – e trazendo a paz e a vida plena para todos.

José, como esposo de Maria, era o pai legal de Jesus. A figura do pai legal é equivalente quanto a direitos e obrigações à do verdadeiro pai. Neste fato se fundamenta solidamente a doutrina e a devoção ao Santo Patriarca como Padroeiro universal da Igreja, tendo em vista que foi escolhido para desempenhar uma função muito singular no plano divino da nossa salvação: pela paternidade legal de São José, Jesus Cristo é o Messias descendente de Davi.

Concluindo, diremos que o relato do nascimento de Jesus ensina, por meio do cumprimento da profecia de Isaías 7,14, que Ele é descendente de Davi pela via legal de José; que Maria é a virgem que dá à luz segundo a profecia; e, por último, que Jesus Cristo saiu do seio materno sem detrimento algum da virgindade de Sua Mãe. Por isso, com louvores, celebramos a sempre Virgem Imaculada, concebida sem pecado.

Padre Bantu Mendonça


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

https://www.facebook.com/pe.rogeraraujo/?fref=ts

Comentários

Outubro

51%

Confira a revista deste mês
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.


  • Comentários