22 fev 2014

Celebremos a cátedra de São Pedro e rezemos pelo Papa Francisco

Nós olhamos para o “Pedro” nos dias de hoje, que se chama Papa Francisco, representante para nós da pessoa de Jesus Cristo e sucessor do apóstolo Pedro, aquele a quem cabe governar a Igreja na unidade e na caridade.

”Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la” (Mateus 16,18).

 

A Igreja celebra no dia de hoje a festa da cátedra de São Pedro apóstolo. Essa festa nos ajuda a entender a figura do apóstolo Pedro no colégio dos apóstolos. Os apóstolos receberam do Senhor a missão de levar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo a todos os cantos da Terra. Em nome do Senhor os apóstolos são os verdadeiros, reais e únicos transmissores da fé; a fé que nos foi trazida por Nosso Senhor Jesus Cristo. Entre os apóstolos figura, em primeiro lugar, o apóstolo Pedro, ele não foi o primeiro a ser chamado por Jesus, pois foi André, seu irmão, quem o conduziu para o Senhor.

Mas desde o momento em que Jesus viu Simão [nome de Pedro antes de conhecer Jesus], o filho de Jonas, o Senhor lhe disse: ”Tu és Pedro”, que quer dizer “Cefas“, que quer dizer “pedra”. O Messias já o olhou com um olhar muito especial,  o olhou com um olhar de bondade e misericórdia e confiou a Pedro o primado, ou seja, a primazia, o primeiro entre os apóstolos.

Todas as vezes em que pegamos as citações das Sagradas Escrituras, o nome do apóstolo Pedro vem primeiro. Quando lemos os Atos dos Apóstolos a primeira parte nos mostra a ação do apóstolo Pedro no comando da Igreja nascente de Nosso Senhor Jesus Cristo. O Evangelho de hoje nos mostra aquilo que Jesus confia a Pedro: as chaves da Igreja, o comando da Igreja, na qual se deposita a fé, não a fé nele [Pedro], mas a fé em Jesus Cristo, da qual o apóstolo Pedro é o depositário.

Quando nós celebramos o primado de Pedro, a escolha de Pedro, como o primeiro entre os apóstolos, por isso nós também celebramos todos aqueles que sucederam o apóstolo Pedro na responsabilidade de conduzir e guiar a Igreja do Senhor. Foram duzentos e sessenta e seis homens [Papas] que, até o momento, tiveram esta árdua, nobre e difícil missão: conduzir a Igreja do Senhor, presidir a única Igreja de Cristo na unidade e na caridade.

Nós olhamos para o “Pedro” nos dias de hoje, que se chama Papa Francisco: bendito o que vem em nome do Senhor, o nosso amado Papa Francisco, representante para nós da pessoa de Jesus Cristo e sucessor do apóstolo Pedro, aquele a quem cabe governar a Igreja na unidade e na caridade. Amemos o nosso Papa, rezemos pelo nosso Papa! Não existe instituição nenhuma na face da Terra que tem a unidade e a universalidade da nossa Igreja, porque não se trata de uma instituição humana, mas divina!

Que Pedro entre nós, hoje, receba nossas orações, o nosso amor e todo o nosso carinho! Salve o Papa Francisco, salve São Pedro a quem o Senhor constituiu o primeiro dos apóstolos!

Deus abençoe você!

 

 

Comentários