11 ago 2013

Aprenda a viver com o necessário

Vamos aprender a viver com o necessário, porque, ao nosso lado, tem sempre alguém passando necessidade. Se, no mundo de hoje, há pessoas que pouco têm, é porque outras têm em excesso.

Jesus disse: “Porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas” (Lc 12,34-35).

Um sermão maravilhoso Jesus faz ao nosso coração, chamando-nos de “pequenino rebanho”. Não tenhais medo, mas ao contrário, tenhais confiança no Senhor, e não vos preocupeis em ter muitos bens, ao contrário, olhai os nossos bens, dai esmolas aos pobres, não deixe que se estrague nada em sua casa (cf. Lc 12,32-33).

Chamo à atenção de todos nós que gostamos de acumular coisas, que temos medo de passar necessidade ou que, simplesmente por vaidade, vamos tendo muito isso, muito aquilo.

A mulher até se orgulha de dizer que tem muitas bolsas, muitos cintos, mas para quê? Se, hoje, você fosse prestar contas a Deus da sua vida, os seus cintos seriam uma vergonha, as bolsas que você vem acumulando seriam uma vergonha!

Tenha apenas o necessário, apenas aquilo de que vai precisar; nada de ter excessos, nada de ter coisas a mais. Vamos aprender a viver com o necessário, porque, ao nosso lado, tem sempre alguém passando necessidade. Se, no mundo de hoje, há pessoas que pouco têm, é porque outras têm em excesso. 

Os cristãos, de todas as formas e maneiras, precisam aprender a viver e a fazer a partilha. Isso não só na época do Natal ou em ocasiões especiais, pois tudo que nós temos precisa ser partilhado.

Que ninguém passe fome, que ninguém passe necessidade e que não sejamos melhores do que ninguém, porque temos isso ou porque temos aquilo. Saibamos partilhar o que é nosso com os outros e o nosso tesouro não será nada do que possuímos, o nosso tesouro será o Senhor.

Quem tem bens, quem tem tesouros, vive com o coração preso aos bens que tem. Mas quem é livre, despojado, tem o coração para o Reino de Deus, para sentir o Reino do Senhor, para poder vibrar com as coisas d’Ele.

Aprendamos estar com os rins cingidos, com as lâmpadas acessas. Aprendamos a ser vigilantes, ter o necessário; e tudo que for acúmulo, saibamos partilhar com o nosso próximo.

Deus abençoe você!

:: Ouça esta reflexão no Canal Pod Homilia


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

https://www.facebook.com/pe.rogeraraujo/?fref=ts

Comentários