22 set 2013

Aprenda a fazer bom uso do dinheiro que você possui

Trabalhamos honestamente para ganhar um dinheiro injusto, então, façamos bom uso dele para reparar as injustiças que esse mundo comete.

“Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará um e amará o outro ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro” (Lc 16,13).

Deus, olhando para nossa condição de seres humanos necessitados dos bens materiais para sobreviver e sabendo que o dinheiro é o meio pelo qual adquirimos esses meios de subsistência na nossa vida humana, está nos mostrando que não podemos servir a Ele e ao dinheiro ao mesmo tempo.

O Evangelho ainda nos chama a atenção: “Se vocês não são fiéis ao uso do dinheiro injusto, quem é que vos confiará o verdadeiro tesouro?”. Primeiro, que o dinheiro é uma coisa suja; você pega uma nota e vê que ele suja as mãos. Eu sei que o dinheiro que a maioria de nós ganha é fruto do suor, do trabalho, da luta, mas até mesmo esse dinheiro é injusto, porque a um se paga bem demais e a outro se paga mal demais.

Alguns ganham bastante dinheiro para não fazer nada, enquanto outros ganham pouquíssimo para fazer quase tudo. O dinheiro é o maior símbolo da injustiça humana, é ele que provoca as injustiças sociais, coloca muitas pessoas no banco da miséria, da fome; é ele que gera as injustiças no mundo. Por este motivo, ninguém pode se vangloriar por tê-lo.

Uma vez que precisamos de dinheiro, precisamos ser justos na administração do que possuímos e não podemos ser amigo dele, escravos, nem podemos ser dominado por ele. Porque é isso que manda a lei do mercado, e as pessoas se sentem melhores do que as outras, porque têm mais dinheiro, porque conquistaram mais bens ou fortunas nesta Terra.

Uma vez que o seu coração se deixa escravizar pela necessidade de ter, de possuir, de ter mais e mais, o seu coração não consegue seguir o Senhor com liberdade, o seu coração só dá a Ele as migalhas, não consegue ser inteiro de Deus.

Meus irmãos, trabalhamos honestamente para ganhar um dinheiro injusto, então, façamos bom uso dele para reparar as injustiças que esse mundo comete.

Deus abençoe você!

:: Ouça esta reflexão no Canal Pod Homilia

Comentários