30 jun 2014

Ame as pessoas e possua bens sem se deixar escravizar por eles

O Senhor hoje nos propõe o desprendimento. Tenha bens, mas não deixe que eles o possuam! Ame as pessoas, mas não deixe que nenhum afeto o escravize!

“Mas Jesus lhe respondeu: ‘Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos’” (Mateus 8, 22). 

 

Para seguir Jesus Cristo e se tornar Seu discípulo é preciso ter consciência de que segui-Lo exige radicalidade, exige disposição, liberdade da alma, do espírito e até do corpo. É verdade que existem muitas formas de seguir o Senhor, existem expressões mais radicais, existe a vida eremítica, a vida nos mosteiros, a vida missionária, a vida nos claustros. Existe na Igreja padres religiosos, padres diocesanos; irmãs religiosas dedicadas aos doentes em hospitais, mas todos podem se tornar discípulos de Jesus Cristo – como casal, como homem, como mulher.

Se você não foi chamado a uma entrega mais radical da sua vida a Cristo, entenda que, onde você vive, você é chamado a entregar-se de corpo e alma integralmente ao Senhor, vivendo as exigências do Evangelho na sua vida. Porque o Evangelho, por si só, é exigente e nos desprende deste mundo e não nos deixa levar a vida de acordo com as tendências e as normas que o mundo dita para nós.

Quem segue Jesus Cristo, O tem como seu Mestre, Senhor e modelo de vida, por isso, o Senhor hoje nos propõe o desprendimento: desprender-se de tudo, das pessoas, desprender-se, muitas vezes, dos afetos. Pois muitas vezes, nos apegamos radicalmente a pessoas e a coisas e, quando essas pessoas passam e essas coisas vão embora, parece que o nosso coração vai junto, perdemos o rumo da vida e o sentido do viver.

Não é que não devamos amar ninguém e que não devamos ter coisas materiais. Se nós colocamos demasiadamente o coração nas coisas, se nos prendemos demais às pessoas, daí quando uma ou outra vier a faltar, até mesmo o nosso seguimento a Jesus ficará comprometido. Tenha coisas, mas não deixe que elas o possuam! Ame as pessoas, mas não deixe que nenhum afeto o escravize!

Deus abençoe você!


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

https://www.facebook.com/pe.rogeraraujo/?fref=ts

Comentários

Outubro

49%

Confira a revista deste mês
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.


  • Comentários