23 Apr 2015

Acolhendo a Palavra de Deus, acolhemos a salvação

Acolhendo a Palavra de Deus, acolhemos a salvação, porque a essência dela é uma só: nela está a salvação que nós, homens, precisamos em Cristo Jesus Nosso Senhor!

Então Filipe começou a falar e, partindo dessa passagem da Escritura, anunciou Jesus ao eunuco” (At 8, 35).

Que passagem maravilhosa contemplamos hoje na leitura dos Atos dos Apóstolos, quando Filipe vai ao encontro de um eunuco etíope, que, na verdade, é um ministro da rainha da Etiópia! Esse homem se abre à graça de Deus e se encontra com Filipe. “Filipe correu, ouviu o eunuco ler o profeta Isaías e perguntou: ‘Tu compreendes o que estás lendo?’ O eunuco respondeu: ‘Como posso, se ninguém me explica?’” (At 8, 30-31).

A partir daquela mesma passagem de Isaías lida pelo eunuco, Filipe anunciou a ele o Reino de Deus, pregou a partir daquela mesma Escritura sobre quem era Jesus.

Permita-me dizer a você: essa é uma passagem do Antigo Testamento, de Isaías, mas é importante não perdermos isso do coração. Do Velho ao Novo Testamento, toda a Sagrada Escritura nos conduz ao coração de Jesus! Por isso não podemos ficar presos ou amarrados a questões secundárias e não irmos ao essencial na pregação da Palavra de Deus.

E depois uma outra coisa muito importante a ser vista é que aquele eunuco desejava compreender a Sagrada Escritura, ele tinha sede dela e precisava de alguém para fazer isso. Com a sabedoria evangélica e a docilidade ao Espírito Santo de Deus, Filipe vai anunciar a esse etíope a Palavra de Deus. Ele fica tão convencido com a pregação de Filipe, que ali mesmo ele pede para ser batizado, eles descem até onde há água e Filipe o batiza.

Da mesma forma, nós precisamos anunciar Jesus, precisamos pregar o nome de Jesus, precisamos ajudar as pessoas a compreender as Sagradas Escrituras. E compreender as Sagradas Escrituras não quer dizer simplesmente fazer um curso de teologia, se tornar um exegeta ou qualquer coisa referente à Palavra de Deus.

Que bom quem a pode estudar, quem a pode compreender mais, mas não podemos deixar de dar o anúncio querigmático da Palavra de Deus! A essência da Palavra de Deus é uma só: nela contém a salvação que nós, homens, precisamos em Cristo Jesus, Nosso Senhor!

O que nós precisamos pregar é Jesus; Ele é luz, é sabedoria, é entendimento e conhecimento. Precisamos pregar Jesus que nos leva ao arrependimento dos nossos pecados. Precisamos pregar Jesus que nos leva a ter sede de Deus e vontade de viver as coisas d’Ele. Não perca tempo com pregações, com anúncios e, muitas vezes, com discussões paralelas que não levam a nada!

Pode haver momentos em que vamos satisfazer a nossa curiosidade; contudo a Palavra de Deus não é um livro de curiosidades; a Palavra de Deus é a Palavra que nos conduz a Deus e à salvação! Não podemos perder tempo, precisamos anunciar o nome de Jesus a quem Deus nos enviar: amigos, parentes, filhos, marido (esposa).

Não espere que a salvação que a sua casa precisa esteja nessa ou naquela situação. A salvação está próxima de nós, mas, muitas vezes, nós a ignoramos.

Que o mesmo Espírito que conduziu Filipe para anunciar, pregar, converter e batizar o coração do eunuco, que era ministro da rainha da Etiópia, esteja sobre nós, nos levando a pregar a Palavra de Deus e a levar os homens a conhecer e amar a Jesus, porque quando O conhecemos e O amamos Ele se torna o Senhor, a luz e a direção da nossa vida!

Deus abençoe você!


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

https://www.facebook.com/pe.rogeraraujo/?fref=ts

Dezembro

43%

Confira a revista deste mês
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.