20 Sep 2014

Acolha a semente da Palavra de Deus em seu coração

Peça a Deus que o seu coração seja um terreno frutuoso, onde a semente da Palavra de Deus caia e produza frutos de conversão, de mudança de vida.

E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança” (Lucas 8, 15).

Amados irmãos e irmãs no Senhor, meditamos hoje sobre a Parábola do Semeador. Que riqueza de ensinamento de Nosso Senhor Jesus Cristo! No Evangelho de hoje, o Senhor não só conta a parábola, como também explica o significado principal dela: a semente é a Palavra de Deus. A Palavra de Deus que é semeada e que é lançada em nossos corações.

Porque se a Palavra de Deus é a semente, o terreno que a acolhe é o nosso coração. Há diferentes tipos de terrenos; há o terreno que é mais luxuoso, há o terreno que é mais pedregoso, há o terreno que está mais adubadinho e mais cuidado. Dependendo do tipo de terreno vai depender a reação da semente quando ela tocar o solo, a terra. Há aquela semente que cai que é uma beleza, mas há outras sementes até caem bem, começam bem, mas, depois, por alguma outra força estranha, são esmagadas, sufocadas, não crescem nem produzem frutos. Outras até caem num terreno bom, mas uma vez que não são cuidadas naquele terreno, vêm pássaros e roubam aquela semente e a levam embora.

Deixe-me dizer a você: quantas vezes a Palavra de Deus já caiu em nosso coração, mas deixamos que os pássaros da vida, ou melhor, que as tentações da vida a roubassem do nosso coração. Essas tentações são as mais diversas, e a mais comum delas se chama: distração. Como nós somos distraídos; estamos na igreja, estamos em casa, estamos ocupados com tantas outras coisas, e a nossa mente está vagando, voando ou viajando por este mundo e não nos centramos no essencial.

Por vezes, nós achamos até bonita a Palavra, mas, uma vez que o nosso coração não se concentra no essencial, ela vai embora e, às vezes, não fica nada em nós. Outras vezes, nós estamos demasiadamente ocupados com nossas coisas, com os nossos excessos de preocupação com a vida, com as vaidades e a preocupação com as riquezas. Tudo isso sufoca, enfraquece, tira o vigor da Palavra de Deus do nosso coração.

Hoje nós somos convidados a ser como aquela terra boa. Peça ao Senhor que o seu coração seja um terreno frutuoso, onde a Palavra de Deus caia e produza frutos de conversão, de mudança de vida; frutos que florirão, agora e no futuro. Deixe que a Palavra de Deus produza muitos frutos em sua vida!

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.