07 Oct 2014

A oração do rosário é cura e libertação para a nossa alma

O santo rosário é cura e libertação para a nossa alma e nos permite mergulhar em todos os principais mistérios na nossa fé cristã, pois todos nós passamos por momentos de de luz, de cruz e de expectativa da glória que nos há de ser revelada.

“O anjo entrou onde ela estava e disse: ‘Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!’”
(Lucas 1, 28).

A Igreja nos dá a graça de celebrarmos hoje o dia de Nossa Senhora do Rosário ou o dia de Nossa Senhora da Vitória. Na verdade, nós sabemos que, no século XVI, houve aquele grande combate entre os cristãos e aqueles que queriam tirar a fé cristã do nosso povo. Os cristãos não tinham armas suficientes para lutar e para combater os povos inimigos, e o povo saiu às ruas com o rosário na mão. Foram aquelas coroas de rosários que o nosso povo rezou que garantiram a vitória do povo de Deus. E desde então, o Papa Clemente XI celebra este dia com uma festa litúrgica em honra a Nossa Senhora do Rosário ou de Nossa Senhora de Fátima.

Deixe-me dizer uma coisa a você: o que tem a ver o rosário e o terço com a Bíblia? Tudo! Talvez a oração mais bíblica e mais fundamentada na Palavra de Deus, que nós conhecemos, seja o santo rosário. O santo rosário nos permite mergulhar em todos os principais mistérios da nossa fé cristã; desde o princípio, quando o anjo Gabriel é enviado a Maria, no início do mistério da nossa salvação até a coroação final, quando ela é coroada no céu e quando os eleitos de Deus também assumem esse lugar no Reino de Deus.

O mais importante, quando rezamos o santo rosário, não são simplesmente as Ave-Marias que nós vamos repetindo – nela levamos a Palavra de Deus, e no fundo há um fundinho musical, pois a Ave-Maria é como se fosse o pano de fundo do mistério que celebramos e contemplamos. Nós dizemos com a boca aquilo que o anjo disse ao saudar Maria e ao contemplar o mistério de Deus na vida dela, [ao rezarmos o rosário] contemplamos, celebramos, meditamos e refletimos sobre o que aconteceu na vida dela e do seu Filho, Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Quando nós contemplamos os mistérios do rosário, transferimos aquilo que é a vida de Jesus e de Maria para a nossa vida. Os quatro mistérios – os gozosos, os luminosos, os dolorosos e os gloriosos – são o resumo daquilo que é a nossa própria vida. Todos nós passamos por momentos de alegria, de luz, de dores, de cruz e estamos na feliz expectativa da glória que nos há de ser revelada. O rosário nos enche de fé, de confiança, e, acima de tudo, de muita esperança!

A oração do rosário é uma oração de cura e de libertação para a nossa alma e para o nosso ser. Nós purificamos a nossa boca, os nossos pensamentos e sentimentos; nós travamos um verdadeiro combate espiritual ao nos propormos a rezar o santo rosário; os demônios fogem, correm. Porque o santo rosário pode, no início, parecer um pouco cansativo, enfadonho, mas quando o rezamos com fé, com amor, quando nos permitirmos entrar nos mistérios contemplados, entramos na essência da Palavra de Deus, entramos no miolo da transformação maravilhosa dos mistérios da vida de Cristo.

Rezemos o rosário, rezemos a Palavra de Deus! Permitamos que os mistérios do santo rosário entrem em nós e entremos nós também nos mistérios do santo rosário, assim nós transbordaremos as graças e as vitórias que o santo rosário concede a cada um de nós.

Deus abençoe você!


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

https://www.facebook.com/pe.rogeraraujo/?fref=ts

Dezembro

43%

Confira a revista deste mês
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.