12 out 2016

A mãe Aparecida ajuda-nos a caminhar na fé

À mãe Aparecida confiamos o povo brasileiro, sobretudo, o povo mais sofrido, desempregado, que passa por momentos difíceis

Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas” (Apóstolo 12,1).

 

Hoje, temos a imensa alegria de celebrar o dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil e de todos nós brasileiros.

Aquela imagem sagrada, encontrada no fundo das águas do rio Paraíba, é um sinal de Deus para nós! É sinal de esperança, de fé, de confiança. É sinal da intervenção e do amor de Deus pela nação brasileira. Numa época de escravidão, em que a pobreza era reinante, a mãe de Deus apareceu através de uma imagem para ser a mãe: a Aparecida de todos nós.

A Palavra de Deus nos dá este referencial: no céu aparecerá um grande sinal, uma mulher vestida do sol (mais poderosa que o sol, porque não há astro em todo o universo que simbolize melhor o poder do que o sol), tendo a lua debaixo de seus pés (a lua como símbolo da beleza e da formosura). Toda a beleza que há na face da terra fica sob os pés dessa mulher coroada, reconhecida e glorificada por Deus com o número da perfeição: doze estrelas estão na coroa sobre sua cabeça.

Queremos sempre ter em Maria um sinal e um referencial. Primeiro, um sinal, pois ela é a presença de Deus no meio de nós!

Quando dizemos que Maria é um sinal, queremos dizer que quando há sinal de fumaça, há fogo ali. E quando há sinal de Maria, há fogo do Espírito, há graça e intervenção de Deus.

Maria é aquela Aurora luminosa que vem preceder Seu filho para nos dizer: “Ele está chegando! Ele está no meio de nós!”.

A presença materna e amorosa de Maria em meio a todos nós é a certeza de que não estamos sozinhos. Deus está conosco pelos caminhos que Ele escolheu. E continua a escolher durante toda a história da salvação.

Maria, pela humildade, obediência e entrega que fez de todo o seu ser a Deus é para nós este sinal do amor e da presença d’Ele entre nós. Maria é para nós um referencial de fé, de entrega e submissão à vontade de Deus!

É Maria quem está dizendo hoje: “Fazei tudo o que Jesus vos disser!”. Ela como a boa mãe que é, ensina-nos o caminho da salvação que é a submissão à vontade do Seu Filho.

Queremos olhar para Maria em tantas aparições, imagens e sinais da presença do céu entre nós. Queremos olhar para Ela na imagem da Senhora Aparecida. Aquele barro negro e sujo pelo fundo do rio é símbolo de que Deus não faz acepção de pessoas, pelo contrário, escolhe os mais esquecidos, sofridos e marginalizados para dizer: “Eu estou neles e com eles!”.

Maria é o retrato do povo brasileiro, é o amparo e o socorro do povo sofrido, muitas vezes, desvalido mas de muita fé.

Que a mãe Aparecida ajude-nos a caminhar na fé e sob a luz da fé para não desanimarmos nos tempos difíceis que enfrentamos. Por isso, à mãe Aparecida confiamos o povo brasileiro, sobretudo, o povo mais sofrido, desempregado, que passa por momentos difíceis, as aflições que nosso povo têm, as lutas dos trabalhadores, daqueles que querem dias melhores.

Que a mãe Aparecida estenda o seu manto de proteção, amor e ternura sob todo o povo brasileiro!

Deus abençoe você!


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Comentários

Setembro

52%

Confira a revista deste mês
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.


  • Comentários