16 Nov 2015

A luz de Cristo restaura nossa visão

Precisamos ter muita humildade de coração, a humildade suplicante de nos colocarmos aos pés do Mestre e reconhecermos que só d’Ele recebemos a luz de que precisamos para bem enxergar e viver

“Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” (Lucas 18, 39).

A caminho de Jericó, tantas pessoas iam e vinham. No barulho da multidão, o cego procurou entender por que tanta agitação, até que disseram a ele que Jesus de Nazaré estava passando.

O cego não pensou duas vezes e começou a gritar com muita insistência: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”. A fé e a confiança do cego era que Jesus, Aquele que vinha da casa de Davi, fizesse algo por ele, algo que ele pedia com muita insistência.

Uma dia, esse homem havia enxergado, mas, não sei por quais motivos, ficou cego. E como ele desejava enxergar de novo! Por isso, de forma muito insistente, ele gritava para Jesus. Seu grito chegou ao coração do Senhor, que lhe perguntou: “Que queres que eu faça por ti?”. O cego respondeu: “Senhor, eu quero enxergar de novo” (Lucas 18,41).

Sabe, meus irmãos, muitas pessoas enxergavam, mas hoje não enxergam mais, inclusive quando sua visão diz respeito à fé. Muitas vezes, vamos nos cegando, tornando-nos fechados a tantas verdades, porque a mente se obscurece por decepções, mágoas e realidades não compreendidas, não bem vividas ou por paixões, ilusões que cegam a nossa vista, nossa visão interior, e não conseguimos mais enxergar as coisas como outrora.

São muitos os que já caíram na cegueira espiritual, e todos nós corremos o risco de cair nela! Todos nós corremos o risco de viver na penumbra, na escuridão e nas trevas; todos nós podemos deixar de enxergar a verdade. Entretanto, que nos reste a humildade do cego de Jericó, o qual, percebendo que não tinha mais luz diante de seus olhos, clamou por Aquele que é a luz do mundo, o Filho de Davi, a Misericórdia, a Piedade de cada um de nós.

Precisamos, todos os dias, querer enxergar melhor, sair das trevas e da escuridão na qual, muitas vezes, se encontra a nossa vida. A luz de Jesus nos faz novamente enxergar, até melhor do que enxergávamos antes. Por isso, precisamos ter muita humildade de coração, humildade suplicante de nos colocarmos aos pés do Mestre e reconhecermos que só d’Ele recebemos a luz de que precisamos para bem enxergar e viver.

Que no dia de hoje, a luz de Cristo penetre, sobretudo, o nosso olhar interior e nos faça sair das trevas que vivemos, para enxergarmos a verdade como de fato ela é.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.