10 Feb 2017

Entremos na intimidade de Jesus

Jesus nos quer íntimos d’Ele

Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão” (Marcos 7,32).

Veja que esse homem é surdo, mas fala, e fala com dificuldade. A primeira coisa que ele quer é escutar, até porque, para alguém falar bem, precisa primeiro saber escutar bem. Quem não escuta bem também não fala bem.

As deficiências que todos nós temos em falar, muitas vezes, é uma deficiência primeiro em saber escutar, pois só aprendemos a falar um dia, porque escutamos. A criança pequena, por exemplo, vai aprender a falar, porque vai escutando, e aquilo que ela escuta vai repetindo, repetindo e, daqui a pouco, ela fala.

Queremos falar bem, mas não me refiro a saber falar “bem” a ponto de fazer bom discurso, ter a arte da oratória nem uma semântica mais correta, mas é falar o que convém, falar o que edifica. Nós não podemos, por exemplo, falar de Deus se não temos a capacidade de ouvi-Lo; não podemos falar das coisas de Deus se não nos dedicamos a escutar as coisas d’Ele; não vamos ser voz de Deus se não temos ouvidos também voltados para Ele.

Não sei o que deixou esse homem da Palavra nessa dificuldade da surdez. O fato é que ele falava, escutava, mas, por alguma circunstância, ficou mesmo surdo. Ele precisava agora que Jesus fizesse algo por ele. Por isso, o Senhor, colocando os dedos nos seus ouvidos, cuspiu com a saliva. A saliva que saiu da Sua língua, é com ela que Jesus tocou os ouvidos daquele homem. Que Beleza!

Talvez você não tenha entendido a dimensão desse gesto de Jesus. Saliva é algo muito íntimo, é algo que é só seu, algo que está dentro de você, a sua saliva é intimidade. Jesus está tirando do Seu íntimo, daquilo que é mais profundo d’Ele, da Sua própria saliva, para tocar no ouvido daquele homem. É o toque de Jesus, a palavra de Cristo, ‘Éfeta’. E o  Éfeta de Jesus quer dizer “abra os ouvidos”. Aquele ouvidos são tocados e eles se abrem. Primeiro, deixemos que a intimidade de Jesus entre em nós, e entremos na intimidade d’Ele. Não podemos ficar no superficial, no por cima, no ouvir falar de Jesus.

Esse homem só não tinha ouvido falar de Jesus, mas, agora, ele podia tocar a intimidade do Senhor, porque a intimidade d’Ele cura. Busque ser uma pessoa íntima de Jesus, busque estar próximo d’Ele.

A intimidade de Jesus é reservada para aqueles que buscam por Ele com toda a sinceridade e verdade de coração. Nós precisamos tocar na intimidade de Jesus, para que Ele toque em toda a nossa intimidade, intimidade escondida ou guardada, que precisa ser curada, transformada, renovada; e a presença de Jesus toca em toda a nossa intimidade, vai abrindo em nós o que está fechado, o que está escondido, o que está nos tornando surdos para não ouvirmos a voz de Deus. Ele quer nos dizer ‘Éfeta’ abra a mente, abra o coração e os ouvidos.

O toque íntimo de Jesus, quando toca nossos ouvidos, toca também nosso coração, e nós nos abrimos para a graça. Foi isso, então, que aconteceu com esse homem, porque ele foi tocado, foi curado, renovado pela intimidade de Jesus. Que nós sejamos tocados por essa mesma intimidade, para que todo o nosso ser seja renovado pela presença do Senhor.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oración

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.