06 Dec 2007

QUEM ENTRARÁ NO REINO? Mt 7,21.24-27

Para responder à esta pergunta, Jesus no Evangelho escrito por Mateus nos propõe construção de um edifício. Só que embora todos construam é necessário saber construir. Como em outra passagem, na qual Jesus pedia que o construtor antes de começar a sua obra avaliasse as despesas, aqui Ele nos ensina a avaliar primeiro o terreno e depois abrir valas para assentar o alicerce.  Só então se erguerão as paredes e a construção será firme. Caso contrário ela se desmoronará por qualquer vento. A passagem de hoje, é a conclusão do sermão da montanha. A idéia fundamental é um convite a viver prudentemente Pr 10,25;12,37, para poder entrar no reino os céus. Não é suficiente crer que Jesus é o Senhor, mas é necessário cumprir a vontade do Pai pronto em pratica, cumprindo a sua lei. Embora a nossa fé se funde na Palavra de Deus, a fidelidade a ela exige de nós que a transformemos em acções concretas na nossa vida, fazendo-a e letra viva e não morta. Deus é a rocha firme, fundamento sobre o qual devemos construir a nossa casa. Assim como Deus é caridade, misericórdia, piedade, amor, justiça, paz assim devemos ser nós. Sem este fundamento, vida interior alimentada pela Palavra de Deus, não se poder construir, alías sem a vivência dela toda a vida é estéril. E o verbalismo religioso, individual, comunitário ou litúrgico, torna-se piedosa ilusão. Será pura validade como nos ensina Cohelete. Vaidade das vaidades é tudo vaidade. É correr atrás do vento.

Como acabamos de ouvir, os evangelhos são insistentes em afirmar que o essencial da fé é fazer a vontade de Deus, conforme o testemunho de Jesus. Lemos a parábola dos dois homens, um sensato que constrói a casa sobre a rocha, e outro sem juízo que constrói sobre a areia; o primeiro é o que põe em prática as palavras de Jesus e o segundo apenas as ouve e omite a sua prática. Em outras passagens Jesus afirma que sua família é formada por todos aqueles que fazem a vontade de Deus, e que entra em comunhão com ele todo aquele que se solidariza com os pobres e excluídos, famintos, sedentos, migrantes, nus, doentes, encarcerados. No evangelho de João, Jesus afirma que se alguém o ama e põe em prática a sua Palavra, ele e o Pai farão nele sua morada, o que significa a participação, já, na vida divina e eterna. E a vontade de Deus é que todos tenham vida plenamente, participando e usufruindo de todos os bens da criação, eliminando-se as barreiras entre os privilegiados e os excluídos.

Portanto, construamos a nossa casa sobre a rocha firme: Jesus afim de que ela possa crescer e se fortificar. Aprendamos com Ele observância e vivência da Palavra e da vontade do nosso Pai que está no Céu onde com Ele haveremos de reinar pelos séculos dos séculos. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.