06 Jun 2011

Confiar é entregar-se a Deus sem reservas

“No mundo sofrereis tribulações. Mas tende fé, coragem! Eu venci o mundo!” É a ‘chave de ouro’ do Evangelho de hoje. Jesus vê chegar a Sua hora do triunfo final do bem sobre o mal deste mundo, da vida sobre a morte. E, por isso, fala abertamente aos Seus discípulos que reconhecem o fato, mas, infelizmente, não sob o mesmo ponto de vista d’Ele. Assim, vendo a fraqueza, a debilidade e a limitação dos discípulos em apreender a Sua mensagem – apesar dos três anos de caminhada com o Mestre da Vida – alerta-os sobre o que irá acontecer: “Eis que vem a hora em que vos dispersareis, cada um para o seu lado e me deixareis só”.

Que hora é essa? Jesus faz alusão ao processo da Sua Paixão e Morte. Abandonado por todos os Seus, Ele é condenado, pregado na cruz e morre entre ladrões, deixando-se passar por criminoso mais temido do mundo, até mesmo por Barrabás.

Mas, porque Ele não está sozinho, – Seu Pai é testemunha ocular da Sua fidelidade, garra e coragem – ao terceiro dia ressuscita dos mortos e dá definitivamente por vencida a morte. Foi pela fidelidade, confiança e esperança no Deus presente em Sua vida que Cristo jamais desanimou diante de Seus algozes. Como bom atleta que se prepara para uma maratona, observou as regras com disciplina. Como bom soldado soube ser perseverante e como excelente camponês trabalhou duramente e, no final, veio a bonança, o triunfo e a vitória.

Este mesmo Jesus, que tem por perto o Seu Pai, também está perto de mim e de você, meu irmão. Ele sonda os nossos passos e, assim como Ele confiou a Seu Pai – e foi atendido -, assim seremos nós se a Ele confiarmos a nossa causa! Precisamos confiar plenamente em Cristo, que venceu o mundo por Sua fidelidade ao Pai e por Sua Ressurreição.

Confiar é entregar-se a Ele sem reservas e por Ele deixar-se guiar. Ele é a luz que ilumina nosso caminhar, muitas vezes obscuro e difícil. Virá a hora da tristeza, da angústia. Mas ela não prevalecerá sobre nós! A glória que Deus nos reserva é imensamente grande. É incomparável!

Por Cristo e com Cristo não há situação sem solução. Todos os obstáculos são resolvidos. As contas nos cartórios são sanadas. As dívidas pagas. Problemas grandes ou pequenos se convertem em realizações, felicidade e alegria. O único elemento que Ele exige de mim e de você é: “Tende fé, coragem! Se assim for, como Eu venci o mundo – diz o Senhor – vós também comigo sereis vencedores porque Eu estou convosco até a consumação dos séculos”.

Fica comigo, Jesus! Sê meu protetor quando se levantarem contra mim as forças hostis ao Seu Reino. E que eu seja capaz de vencê-las! Amém.

Padre Bantu Mendonça

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.