13 Jul 2022

Viva a humildade para alcançar o Senhor

“Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado” (Mateus 11,25-26).

Jesus louva o Pai, porque os pequeninos, porque os humildes O acolheram, acolheram a Sua Palavra, acolheram os Seus mandamentos. Os sábios e os entendidos, porque estavam num posto muito alto, não conseguiam ver no Senhor, não conseguiam escutar o Senhor, porque estavam distantes. Eles até estavam próximos, ali, fisicamente, mas o coração estava distante, o “ouvido do coração” estava distante.

O Senhor louvou o Pai do Céu, porque os pequeninos estavam, ali, pertinho d’Ele. Porque o coração, porque a mente dos pequeninos, dos pobres, dos humildes, eles também já estavam ali, eles se rebaixaram e por isso escutaram, e por isso foram instruídos por Nosso Senhor.

O Senhor louvou o Pai por esses que foram humildes. É claro que a classe dos “pobres”  — vamos dizer assim — já tem uma tendência natural a estar embaixo mesmo, e Nosso Senhor se rebaixou para estar com eles.

Somos chamados, então, a alcançá-Lo e a viver a humildade, a viver a pequenez

Infelizmente, os sábios, os entendidos, que já se sentiam superiores, não conseguiam enxergar no Senhor as Suas promessas, os Seus mandamentos. Jesus louvou o Pai do Céu, porque aqueles pequeninos conseguiram perceber a vontade d’Ele, a vontade do Pai.

Precisamos também, diante desse Deus que se rebaixa, também nos rebaixar na presença d’Ele com humildade. Busquemos com humildade o Senhor, não nos sintamos bons demais. Não! Sintamo-nos pecadores, porque é no coração do pecador que o Senhor consegue fazer morada, é no seu coração que Ele consegue fazer morada!

Rebaixemo-nos diante d’Aquele que se rebaixa até nós, e aí Ele pode, então, exaltar-nos e pode nos instruir. O Senhor se rebaixa a nós, rebaixemo-nos também para escutá-Lo, para ouvi-Lo e para segui-Lo.

Que o Senhor conceda essa graça a mim e a você, da humildade e não da soberba, da pequenez e não da altivez. Quem se faz grande demais não consegue alcançar esse Deus que se faz pequeno, pobre e humilde, mas quem se faz pequeno, pobre e humilde alcança Nosso Senhor. E nós somos chamados, então, a alcançá-Lo e a viver a humildade, a viver a pequenez, para que Deus seja tudo e seja grande em nós.

A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.