26 Oct 2019

A vigilância é importante para evitar tragédias

“Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo” (Lucas 13,4-5).

Jesus está falando a respeito das tragédias que aconteceram com os galileus, na qual Pilatos matou misturando o seu sangue com sacrifícios. Tantos outros casos poderiam ser tragédias que aconteceram lá e acontecem nos dias de hoje. E, logo, a pessoa movida pelo pensamento sem discernimento, diz: “Aconteceu porque era um castigo. Porque ele mereceu ou porque ele fez algo que desagradou a Deus”.

Querem colocar “nas costas” de Deus toda e qualquer tragédia ou acontecimento. Um avião que cai, falam: “Tinha algum pecador e foi isso que aconteceu”. Doeu o coração quando aconteceu a tragédia na boate Kiss há tantos anos, e, até hoje, marca a todos nós todas aquelas vítimas. Talvez, alguém sem discernimento possa ter dito: “É porque aqueles jovens eram pecadores”.

Não podemos mais permitir que esses desalentos ou a falta de conhecimento da fé, leve-nos a dizer certos desatinos, porque Deus, primeiro, não quer que nenhuma tragédia aconteça.

É importante sermos vigilantes com a nossa própria vida, não deixar que sejamos causa de tragédias

Dói o coração de Deus quando coisas trágicas acontecem com pessoas que são de Deus ou pessoas que achamos que não são de Deus, porque todos nós somos de Deus. As tragédias acontecem com pessoas boas e com pessoas que não tão boas. As tragédias acontecem com pessoas que frequentam a casa de Deus e com pessoas que não frequentam a casa de Deus. As tragédias acontecem com idosos e crianças.

Tudo que pedimos a Deus é que nos livre do mal, para que realmente combatamos o mal. É para isso que nós oramos e invocamos.

Muitas tragédias, é óbvio, acontecem por desastres e desatentos humanos. Há muitas tragédias que acontecem por muitos fatores, que não é o caso de aprofundarmos neste momento.

Acontecem as fatalidades, a falta de atenção nos acidentes e tantas outras coisas na vida. É importante sabermos, primeiro, sermos vigilantes com a nossa própria vida, não deixar que sejamos causa de tragédias e, ao mesmo tempo, trabalhar para que tragédias não aconteçam no mundo. É o modo de colaborarmos com a graça de Deus. Não procurarmos culpados de formas fáceis, colocando para o além, para o divino, aquilo que, muitas vezes, é responsabilidade humana e a falta de cuidado humano.

“Um avião caiu. De quem foi a responsabilidade?”. “Aconteceu uma tragédia com o carro. Por que será que aconteceu?”.

Sejamos sensatos em tais coisas, mas o mais importante é aquilo que diz o Evangelho: “se não nos convertermos, todos morreremos”.

Se aquela morte foi trágica, não há tragédia pior do que morrer no pecado, do que morrer sem se converter, do que morrer sem realmente mudar de vida.

Pode ser que alguém morra numa tragédia, mas nem experimenta a tragédia porque ressuscitou para Deus. Mas quem morre na tragédia do pecado, não tem como reparar, é só se convertendo de verdade.

Na outra vida não tem como se converter, a hora de nos convertermos é agora! Por isso, procuremos superar essa tragédia do pecado e superaremos muitas outras tragédias na humanidade.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.