20 May 2023

Use corretamente o nome de Jesus

“Naquele tempo, Jesus disse aos discípulos: ‘Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vo-la dará. Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis; para que a vossa alegria seja completa”. (João 16,23b-24)

“Alegria completa”, “perfeita alegria”, o que significa isso para nós? Todos os nossos pedidos agora vão ser atendidos, é esta alegria completa da qual fala Jesus? Ele disse no Evangelho: “Até agora não pedistes em meu nome”, e o que é pedir alguma coisa em nome de Jesus?

Muitas vezes, usamos bem mal o nome de Jesus, sem contar nas invocações que nós fazemos em vão, muitas vezes do nome santo do Senhor. Não jure pelo nome do Senhor nem O invoque em vãs conversas, em conversas fúteis e banais da vida. Nós, católicos, muitas vezes, temos esse defeito.

Algo interessante que eu não via — morei oito anos na Itália e não via isso entre os italianos. Nós, brasileiros, temos mania de tudo que nos acontece colocar o nome de Deus. É claro, por um lado, tem o seu ponto positivo, mas preste atenção para não usar o nome de Deus em vão, em coisas fúteis da vida, em conversas banais.

Não jure pelo nome do Senhor nem O invoque em vãs conversas

O nome de Jesus vale muito, é um tesouro, porque o nome de Jesus equivale à vida d’Ele, ao mistério da Sua entrega por nós, do Seu amor por nós. O nome abrange, de fato, todos os pensamentos e sentimentos de uma pessoa, não é um simples nome, por isso não basta dizer o nome de Jesus ao final de uma oração, o coração precisa estar disposto a conformar a oração feita ao modo como faria Jesus.

Você acrescenta ao final da sua oração: “Mas seja feita a Tua vontade e não a minha”? A sua oração termina dando esse espaço para que Deus seja Deus, de fato, na sua vida?

A oração do Pai-Nosso é bem ecumênica, do ponto de vista dos filhos, porque o Pai é nosso, são muitos os filhos, e nesse aspecto ela é muito ecumênica, mas ela é bem monoteísta, do ponto de vista do Pai. Porque o Pai é o mesmo e a Sua vontade deve ser respeitada e amada por todos os filhos, independentemente onde eles estejam. Por isso ter a oração ouvida por Deus não significa ser atendido em algum pedido, não é convencer Deus de alguma coisa, mas é me convencer de quem é Deus, de quem eu sou aos olhos d’Ele.

Jesus ensinou isso aos Seus discípulos e Ele fez uma advertência muito dura. Já pensou passar a vida toda pedindo no próprio nome, não pedir no nome de Jesus? Pedindo pelos próprios interesses sem a menor referência a Deus e a Sua vontade? Seria terrível, Jesus não quer esse tipo de oração! Pedir no Seu nome é viver também a vida de Jesus, é ser Filho como Jesus era Filho.

Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.