31 Dec 2022

Tome posse do Cristo que veio habitar entre nós

“No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. No princípio, estava ela com Deus. Tudo foi feito por ela e sem ela nada se fez de tudo que foi feito. Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la” (João 1,1-5).

Estamos no 7º dia da Oitava de Natal, ainda é Natal, ainda comemoramos o Natal de Nosso Senhor. E o Evangelho fala desta vinda do Cristo até nós, o Verbo, a Palavra, mas que já existia antes da criação do mundo.

Se lá no Livro do Gênesis, temos a descrição do nascimento, da criação, temos, no Evangelho de João, a descrição de um novo nascimento, de uma nova criação. É claro, São João Evangelista e Apóstolo era um teólogo, então, ele apresentou aqui o Verbo, a Palavra que veio habitar no meio de nós, que veio nos alimentar, que veio ser luz e que é luz, e que estava desde o princípio.

No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus. Ou seja, a Palavra era Cristo, o Verbo estava com Deus, era Deus, é Deus. No princípio, ela estava com Deus, tudo foi feito pela Palavra para o Verbo, e o Verbo veio e habitou entre nós.

Tomemos posse de Cristo Jesus, da salvação, do Verbo que se encarnou

E nós comemoramos isso, meus irmãos: o Verbo que se fez carne e que veio habitar no meio de nós. E Ele veio até nós não para nos humilhar, mas para nos salvar. Ele veio ao encontro da nossa pequenez, da nossa pobreza, para nos enriquecer com a Sua glória. Ele (o Santo) veio até nós para nos santificar, porque éramos pecadores, estávamos nas trevas.

Minha gente, é este o grande mistério do Natal que nós continuamos a comemorar. A vinda do Cristo até nós já é salvação. Tomemos posse de Cristo Jesus, da salvação, do Verbo que se encarnou. Tomemos posse desse Cristo que é luz, desse Cristo que nos alimenta, que nos sacia e salva.

Ao mesmo tempo, o Senhor conta conosco para que nós também sejamos luz neste mundo. Ele veio até nós, mas não devemos cruzar os braços e pronto — “Ele já veio”, “Já O recebi no Natal, no sacramento da Eucaristia, nos outros sacramentos”. Mas devemos fazer essa luz brilhar a outras pessoas.

O Natal continua a acontecer, e que continue a acontecer através de mim e de você! Que o Natal continue a acontecer cada vez que nós realizarmos o bem, cada vez que nós partilhamos o pão. Cada vez que nós tivermos paciência com alguém, perdoarmos alguém, o Natal estará acontecendo.

Que o Natal aconteça todos os dias. Façamos o Natal acontecer todos os dias vivendo a santidade, vivendo a Palavra de Deus e sendo luz neste mundo.

A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.