03 Nov 2022

Santifique-se percorrendo o caminho da humildade

“Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte” (Lucas 15,10)

Meus irmãos, hoje, dia 3 de novembro, é o dia em que comemoramos São Martinho de Lima. Lima (Peru), esse Santo aqui da América Latina nasceu no ano 1579 e morreu no ano 1639.

O Evangelho de hoje fala a respeito dos pecadores, dos publicanos, que eram recebidos por Nosso Senhor Jesus Cristo. Jesus os recebia, e os fariseus, os mestres da Lei criticavam Nosso Senhor porque Ele estava com esses pecadores, com essa má gente. Meus irmãos, Nosso Senhor não se contamina com a má gente, mas Ele transforma aqueles que são maus. Ele não se torna pecador porque está com os pecadores, mas Ele santifica os pecadores. Por isso nós precisamos sempre pedir a Nosso Senhor que esteja na nossa vida, porque nós somos pecadores e precisamos do Santo na nossa vida, do Cristo na nossa vida.

O Senhor tinha essa predileção pelos publicanos, pelos pecadores, por aqueles que eram deixados à margem da sociedade, porque o Senhor veio exatamente para os doentes, para os enfermos, para aqueles que não tinham nada ou quase nada. O Senhor veio para os humildes.

Falando de humildade, lembramos de São Martinho de Lima, filho de uma escrava com um espanhol, desprezado por causa da sua cor, por causa da sua raça. Desprezado pelos homens, mas não desprezado por Deus; escolhido por Deus, porque o Senhor tem preferência pelos pequeninos, pelos humildes.

Sintamo-nos com a responsabilidade de responder à escolha de Deus, vivendo a humildade

Como aconteceu com Nossa Senhora, O Senhor elevou os humildes, o Senhor elevou São Martinho de Lima aos altares, é claro que ele fez um caminho de humildade, ele fez um caminho de muita humilhação.

Ele era dentista, era barbeiro, servia aos pobres, mas sentiu um chamado para entrar nos dominicanos (uma Ordem religiosa mendicante). Ali, no entanto, ele também não foi aceito a princípio. Havia, infelizmente — como há hoje —, um grande preconceito, e ele era desprezado, mas insistiu tanto: “Mas pelo menos, deixe-me fazer os trabalhos simples da congregação”. Ele insistiu tanto que conseguiu receber o hábito de dominicano, e continuou o seu caminho de santidade ajudando os pobres, ajudando os necessitados.

Ele se santificou com as coisas simples. Se você pesquisar na internet uma imagem de São Martinho de Lima, você vai verificar que há algumas imagens, pinturas, em que ele está com uma vassoura na mão, porque ele santificou com as coisas simples.

Meus irmãos, peçamos essa graça, neste dia, de nos sentirmos escolhidos porque somos desprezados, porque somos pecadores, mas o Senhor nos escolhe. E sintamo-nos ainda com a responsabilidade de responder a essa escolha de Deus, vivendo a humildade, vivendo os serviços simples.

São Martinho de Lima santificou-se nas coisas simples. Santifique-se também nas coisas simples, varrendo a sua casa, lavando uma louça, dando um bom-dia,  tendo uma cara boa para as pessoas que estão ao seu lado. Servindo nas coisas simples, você se santificará, nós nos santificaremos. Que São Martinho rogue por nós!

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.