26 Oct 2013

Saiba buscar as coisas do Senhor

Aqueles que receberam o Espírito do Senhor, precisam saber buscar as coisas do Senhor, aspirar às coisas espirituais.

“Os que vivem segundo a carne aspiram às coisas da carne; os que vivem segundo o Espírito, aspiram às coisas do Espírito” (Romanos 8,5).

Uma vez que estamos buscando levar a vida em Deus e queremos que a vida d’Ele seja plena em nossa vida, nós precisamos olhar as coisas pelos dois prismas apresentados pela Palavra de Deus, na Carta de Paulo aos Romanos.

O primeiro prisma é o da nossa natureza carnal, a natureza que nós recebemos dos nossos pais, da vida que nós vivemos, daquilo que vamos aprendendo de errado ao longo da vida. Você sabe que a carne tem um apelo dentro de nós – quando me refiro à carne, não estou me referindo apenas àquilo que diz respeito e que é próprio da sensualidade ou da sexualidade. Embora também elas exerçam um fascínio e um apelo ao nosso coração. A carne tem as suas múltiplas facetas de atuação em nós, pois nossas fraquezas são muitas, elas vêm pelos sentimentos, pela vontade enfraquecida, pela vontade de querer vencer e não conseguir.

Por isso, muitas vezes, a força do mal e a força da carne nos dominam. Mas, nós não somos só carne, o Espírito de Deus está em nós. A Palavra está justamente dizendo isso – aqueles que vivem segundo o Espírito, aspiram às coisas do Espírito. E o que são as coisas do Espírito? As realidades espirituais, os bens espirituais.

Meus irmãos, não adiantará irmos à igreja uma vez por semana se não permitirmos que o nosso espírito seja alimentado com o bem, para que sejamos fortalecidos. Uma vez que nós só vivemos para as tendências da carne, mesmo aquelas mais naturais: comer, beber e descansar, assim por diante, esses desejos crescem em nós e, muitas vezes, nos dominam, nos escravizam, sobretudo quando nós não sabemos alimentar o espírito.

Por isso aqueles que são do Espírito, aqueles que receberam o Espírito do Senhor, precisam saber buscar as coisas do Senhor, aspirar às coisas espirituais: orar, meditar, combater, vigiar, ler a Palavra, se alimentar do Espírito de Deus, receber oração, fazer oração, buscar auxílio nesse combate espiritual, ter sede de Deus e das coisas d’Ele. Isso vai alimentando o nosso espírito e vai nos tornando firmes nesse combate, que travamos contra a carne e o pecado.

Se eu alimento a carne, as forças do pecado crescem em mim; mas se eu alimento meu espírito, o Senhor vai me guiando, me dominando e me direcionando!

Que Deus abençoe você!

:: Ouça esta reflexão no Canal Pod Homilia

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.